Resende poderá aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

0

RESENDE

O município poderá aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O pedido foi feito pelo vereador Wilson Nunes Duarte Júnior, o professor Wilson (PL) e visa a implementação das políticas públicas destinadas a superar as desigualdades raciais. A proposta foi oficializada ao prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Por meio do Sinapir, os municípios brasileiros podem participar da capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“A adesão do município objetiva oferecer articulação de políticas públicas para diminuição das desigualdades étnicas raciais no país, servindo como uma ferramenta importantíssima na promoção de igualdade para povos e comunidades tradicionais. Os benefícios da adesão ao sistema estão na capacitação dos gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, onde o município implementará políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas raciais”, explicou o vereador Professor Wilson.

Em outra indicação, o parlamentar, pediu que a prefeitura elabore um estuo de viabilidade para a criação de um Centro Integrado entre o Centro Educacional Municipal de Atendimento A Deficientes Visuais de Resende (Cedevir), Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear) e o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado a Deficientes Auditivos (Cedear). “A medida visa oferecer aos munícipes o desenvolvimento de um Centro Integrado, como uma instituição de múltiplos serviços para portadores de deficiência visual, auditiva e autismo. Desta forma, fica permitido a chegada de deficientes de vários bairros, garantindo o direito das pessoas com deficiência”, informa Professor Wilson.