Representantes do Psol cumprem agenda em Volta Redonda

0

VOLTAREDONDA  

Com a finalidade de discutir temas com público diversificado, como saúde, educação e moradia, representantes do Psol do Estado do Rio de Janeiro estiveram nesta sexta-feira no município, entre eles o vereador carioca, Tarcísio Motta, que é pré-candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, o deputado federal Chico Alencar, o deputado estadual Flávio Serafini, a socióloga Mônica Francisco, a representante do Fórum de Mulheres de Caxias, Ivanete Silva, e a do Movimento Negro Unificado e ativista, Dani Monteiro.

O cumprimento da agenda dos visitantes teve início pela manhã no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado. Os parlamentares e os representantes de movimentos sociais discutiram com os convidados temas como transporte, segurança, saúde pública, questões de gênero, racismo, orientação sexual e religiosa, entre outras questões. Um grande público, entre jovens e adultos, recebeu o grupo, discutiu os temas, fez perguntas e tirou dúvidas.

Na Ocupação Dom Waldyr Calheiros, no bairro Belmonte, os visitantes debateram com as famílias residentes no local sobre moradia e ocupação urbana. O último tema vem sendo abordado com frequência depois do acidente em um prédio ocupado no centro de São Paulo. Eles colocaram em pauta principal a necessidade de um amplo debate sobre moradia digna no Brasil.

ANTES DO ENCONTRO

Antes de irem para a Ocupação Dom Waldyr Calheiros, Tarcísio Motta e Chico Alencar se reuniram na Cúria Diocesana, na Vila Santa Cecília, com o bispo diocesano, Dom João Maria Messi. Esse encontro não estava na programação, que segue hoje em Barra Mansa e Pinheiral. Os líderes políticos lembraram que, a finalidade maior da visita à Volta Redonda e região foi levantar a discussão para temas diversos e fazer o lançamento do Movimento “ Se o Estado do Rio Fosse Nosso”.  Lembraram que o Movimento chega à Região Sul Fluminense para propor melhorias para o Estado, já que seu principal objetivo é dar voz a população para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Para o vereador Tarcisio Motta, a construção coletiva de um Estado em que os anseios sejam atendidos começam com o diálogo. E o diálogo, segundo ele, é a apresentação de propostas e justamente o que o Movimento Se o Estado do Rio Fosse Nosso propõe para a população fluminense.

Motta e Alencar declararam que, está sendo um um final de semana inteiro de construção coletiva a respeito do local em que moram e o que querem para o future do Estado do Rio de Janeiro. A abertura oficial do Se O Estado Do Rio Fosse Nosso, o ponto alto da programação aconteceu à noite, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, fechando o primeiro dia de atividades, em Volta Redonda.

 

  

 

Deixe um Comentário