Região do Médio Paraíba ganha três novas Casas do Trabalhador

0

MÉDIO PARAÍBA

Com o objetivo de encurtar a distância entre os cidadãos e levar a oferta de políticas de trabalho, emprego e geração de renda para a Região do Médio Paraíba, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda vai inaugurar, durante a ação do Governo Presente, três novas unidades do programa Casa do Trabalhador, já no novo modelo de gestão e atuação. Os municípios que vão ganhar o equipamento são Barra Mansa (15/02) às 17 horas, Volta Redonda (16/02) às 10h30min, e Porto Real (17/02) às 8 horas.

A Casa do Trabalhador é um programa do Governo do Estado, criado em 2013, através da Lei nº 6.611/2013, que visa beneficiar cidadãos fluminenses com apoio, orientação, informação, capacitação, qualificação, intermediação de mão de obra e encaminhamento para atividades de geração de renda com a finalidade de promover a inclusão laboral, produtiva e social.

O programa passou por uma reformulação e agora tem um novo modelo que pretende dar continuidade aos serviços prestados à população no âmbito do Programa Casa do Trabalhador, e conta com adaptações importantes na estrutura física, oferta de serviços e metodologia dos atendimentos e possui duas versões: Polo e Padrão.

O modelo Polo funciona como um irradiador para as demais unidades, dialogando com as Casas Padrão e possui uma equipe maior de diferentes profissionais como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, fonoaudiólogos, entre outros. O Modelo Padrão se diferencia do Polo na estrutura física e de pessoal, pois funciona como um receptor da Casa Polo, tendo suas necessidades supridas pelo seu corpo profissional.

Das três unidades a serem inauguradas, Barra Mansa e Porto Real seguirão o modelo Padrão e Volta Redonda, o Polo. Quanto aos investimentos anuais, nas unidades Polo, chegam a R$ 800 mil, e nas de modelo Padrão, R$ 558 mil.

Entre as ações de todos os modelos das novas Casas do Trabalhador destacam-se o foco na escuta ativa, no respeito, no acolhimento e na valorização dos saberes com a oferta de atividades que desenvolvem as potencialidades dos usuários, promovendo a real transformação social, na medida em que geram oportunidades para o enfrentamento das desigualdades sociais.

As unidades vão funcionar junto com as respectivas Prefeituras Municipais, e em parceria com instituições qualificadoras como a FAETEC, o SENAC, entre outros, visando o oferecimento de cursos, palestras e oficinas dos mais diversos assuntos, em atendimento às exigências do mercado de trabalho e o potencial da região a qual a pessoa está inserida.

– Assim que eu assumi a secretaria, o governador Claudio Castro me passou a missão de reformular todas as Casas do Trabalhador e inaugurar novos polos. Não apenas inaugurar, mas identificar e entender a demanda local de trabalho, a dor do trabalhador. E tudo que o governador pede, eu estou me esforçando ao máximo para entregar, principalmente qualificação, destaca o secretário Patrique Welber.

Atualmente, existem 10 unidades implantadas no Estado do Rio de Janeiro, no modelo antigo, que passarão por uma reformulação e serão adaptadas ao novo modelo da Casa do Trabalhador e uma no modelo novo, recém-inaugurada, em Angra dos Reis

Endereços:

Casa do Trabalhador de Barra Mansa: Rua Luiz Ponce, nº 263 – Barra Mansa

Casa do Trabalhador de Volta Redonda: Rua Antônio de Almeida, nº 46 – Retiro, Volta Redonda

Casa do Trabalhador de Porto Real: Estrada Floriano Porto Real, nº 108 – São José, Porto Real

Deixe um Comentário