Cerca de duas mil pessoas não retornaram para tomar a 2ª dose da vacina contra Covid em municípios da região

0

SUL FLUMINENSE

Baseado nos dados enviados para o A VOZ DA CIDADE pelas prefeituras do Sul Fluminense, na última semana, cerca de duas mil  pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Divulgaram os dados as prefeituras de Volta Redonda, Angra dos Reis, Resende, Quatis e Itatiaia. Barra Mansa e Porto Real também foram questionadas, mas não responderam até o fechamento desta edição. Segundo especialistas, somente com o esquema vacinal completo, de duas doses, é possível garantir a eficácia da imunização.

A vacina da AstraZeneca e da Pfizer têm intervalo de 12 semanas entre as duas doses, enquanto a CoronaVac tem período menor, de quatro semanas.

A cidade que mais tinha pessoas que não retornaram para segunda dose é Volta Redonda com aproximadamente 800 pessoas. Depois Resende, com cerca de mil pessoas. Em terceiro lugar está Angra dos Reis com 300, 121 em Itatiaia e 30 em Quatis.

Volta Redonda informou que vem realizando busca ativa por essas pessoas que não retornaram. O município, até ontem, tinha aplicado 164.419 doses da vacina contra Covid-19, sendo 123.333 das primeiras doses, de acordo com dados da Secretaria de Saúde. Conforme o último relatório, 41.086 pessoas concluíram o processo de imunização, ou seja, tomaram as duas doses da vacina. Atualmente Volta Redonda possui a cobertura vacinal de 15,07% em relação à segunda dose.

O último dado divulgado pela Prefeitura de Resende mostra que 19.055 pessoas receberam a segunda dose, ou seja, estão com o esquema vacinal completo. A cidade conta com cerca de 132.312 pessoas, o que representa que 14,40% de cobertura vacinal completa. O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, ressaltou a importância de estar atento para a data da segunda dose da vacina. “No ato da vacinação a data exigida para o retorno fica estipulada no cartão da vacina. A imunização completa não acontece sem as duas doses, por isso é mais que essencial retornar e não perder a data”, disse o secretário, que também lembrou que no dia da imunização, é essencial ter em mãos: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS, se tiver.

Deixe um Comentário