Proprietários recebem termo de ocupação das casas construídas no Campo do Ferroviário  

0

BARRA MANSA

O Termo Provisório de Ocupação de Imóvel Público foi entregue hoje para proprietários das 17 casas instaladas no Campo do Ferroviário, no bairro Estamparia. A entrega foi feita pelo prefeito Rodrigo Drable. Participaram ainda o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, e representantes da empresa que realizou a obra. O documento, assinado pelo prefeito e pelo superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), executor da obra. Os moradores podem mudar para as casas nos próximos dias, assim que a instalação de água e luz for concluída.

As casas foram concedidas às famílias que tiveram suas residências desapropriadas para a continuidade das obras de readequação ferroviária, o pátio de manobras.

Drable lembrou o empenho na construção das moradias e anunciou uma área de lazer próxima ao local. “Eu acompanhei a obra durante a execução toda e tive a preocupação de vistoriar cada detalhe, como se fosse a minha própria casa. Vamos colocar um parquinho com gramado para as crianças. É uma conquista não só para os moradores das casas, mas para a comunidade que nunca teve uma área de lazer”, disse.

Foto: Divulgação PMBM

Também estão em construção no local por parte da União mais três casas e dois comércios, com previsão para serem concluídas até dezembro.

“Toda a extensão do Pátio de Manobras, inclusive as áreas que estão ocupadas com casas construídas, é uma área federal. O que nos permitiu fazer essa regularização, a entrega do documento no nome de vocês, assim como entregar uma casa digna, foi justamente o interesse público de se fazer a readequação ferroviária. Não importa se têm acertos ou erros, a gente tem uma realidade de famílias que estão constituídas nessas áreas há 80 anos. Tem gente saindo de suas casas, onde constituiu família, teve seus filhos, onde cresceu, para que a cidade possa se desenvolver”, destacou o prefeito, informando ainda que estão licitadas já a construção da ponte atrás do Fórum, a cabeceira do viaduto e uma nova via que ligará Estamparia até o bairro Saudade.

Eyka Cristina Galvão foi a primeira moradora a receber o termo de ocupação. Ela morava na antiga casa há mais de 30 anos, mas destacou estar feliz. “Gostei muito da casa. Ela é ótima. Não imaginava na minha cabeça que ia ser tão boa. Vou morar com a minha filha e minha neta, que já escolheu até o quartinho dela. Ela entrou pela primeira vez e não queria sair mais”, contou.

Foto: Divulgação

Os moradores estavam em uma área federal e Paulo dos Santos tinha o sonho de regularizar a situação do seu imóvel que herdou do pai há 40 anos. “Esse projeto é da época do meu pai. A gente já ouvia falar há muito tempo, mas nunca explicaram para gente o que era, quando ia começar, por onde começar. Passou esse tempo todo. Na época eu tinha uns dez anos de idade e hoje está sendo entregue a documentação. Para mim é um sonho se realizando. E está se realizando através do Rodrigo Drable. Nunca imaginei viver esse momento. Graças a Deus, está concretizado. Eu não imaginava que eu ia conseguir. Assim que liberar para entrar na casa, eu estou indo me mudar”, comemorou.

 

Deixe um Comentário