Projeto Descobrindo Barra Mansa visa resgate da identidade cultural

0

BARRA MANSA

A prefeitura, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa, e em parceria com a Secretaria de Educação, está apostando nas ações do Projeto Descobrindo Barra Mansa como forma de resgatar a identidade cultural e os valores históricos do município. A iniciativa além de ministrar palestras em escolas da rede municipal de ensino, também está distribuindo livros sobre a história da cidade para as bibliotecas ou salas de leitura das instituições que recebem o projeto.

O Projeto Descobrindo Barra Mansa surgiu a partir da necessidade de levar conhecimentos aos alunos sobre o ambiente em que vivem. As palestras interativas são ministradas pela gerência de Patrimônio Cultural da fundação e proporcionam aos alunos oportunidades para questionamentos e muitas curiosidades. “Priorizamos as séries do Ensino Fundamental que tenham a história de Barra Mansa na grade curricular”, explica o gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação Cultura, Nikson Salem.

A partir da experiência e do contato direto com evidências e manifestações da cultura, em todos os seus diversos aspectos, sentidos e significados, o trabalho de educação patrimonial visa levar os alunos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, desenvolvendo percepções de preservação para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural.

O presidente da FCBM Bravo, conta que o projeto é uma ação original, que ocupou as unidades culturais do município e se expandiu para ocupar as unidades escolares. “A ideia de promover ações formativas de saberes da cultura local é essencial. Ampliamos nosso conceito e com a parceria da Secretaria de Educação, podemos desenvolver a importância do fomento e resgate da história e cultura de Barra Mansa. Uma cidade que é referência para o país no que diz respeito à industrialização, pecuária leiteira e ciclo do café, por exemplo”, disse o presidente.

O projeto acontece desde maio de 2018. Até o momento, cerca de dois mil alunos foram atendidos. Durante o processo, o Descobrindo Barra Mansa também recebeu professores da rede municipal, e foi observada a falta de fontes de pesquisas acerca da história do município. Diante da situação, surgiu outra ideia para complementar o projeto: a distribuição de materiais que auxiliem o trabalho dos professores e melhore o processo de aprendizagem sobre a história de Barra Mansa.

Distribuição de livros é a novidade do projeto

A primeira unidade a receber os exemplares foi o Colégio Municipal Prefeito Luiz Amaral, no bairro Goiabal. A cada ação do projeto nas escolas estão sendo entregues em média seis publicações.

O historiador Nikson Salem, conta que durante as visitas do projeto Descobrindo Barra Mansa’, foi detectada a necessidade das instituições possuírem material sobre a história da cidade. “A partir da apresentação do projeto aos professores da rede, vimos que o conteúdo é trabalhado em alguns anos escolares e o material facilita o trabalho dos educadores. Em parceria com instituições e autores, conseguimos arrecadar de mais de 300 livros, que estão sendo doados às 67 escolas municipais”, citou.

A orientadora pedagógica do Colégio Municipal Professor Luiz Amaral, Elaine Pereira de Castro, comenta sobre a importância de possuir material sobre a história da cidade. “Não há fontes de informações sobre a história de Barra Mansa. Os professores não têm onde pesquisar sobre para ensinar os alunos. Com o recebimento desses livros, os mentores terão embasamento para dar aulas sobre o tema”, relatou a orientadora.

Cada exemplar tem como tema variados episódios da história do município, sua fundação e seus diferentes períodos econômicos. Coma chegada da eletricidade e o período do ciclo do café.

O projeto ‘Descobrindo Barra Mansa’ integra o Sistema Municipal de Cultura de Barra Mansa – SMCBM Lei 4.602/2016. O agendamento das visitas pode se realizado pelo telefone (24) 3326-0405 ou pelo e-mail: [email protected].

 

 

Deixe um Comentário