Projeto de lei oficializa nome de João Pançardes para parque esportivo

0

BARRA MANSA
A Câmara de Barra Mansa aprovou o projeto de lei de autoria do presidente Luiz Furlani, que denomina de Parque Esportivo João Pançardes, o centro esportivo que será construído pela prefeitura em terreno localizado no Centro Universitário (UBM). O projeto segue para sanção do prefeito Rodrigo Drable.
Segundo o vereador, o objetivo é homenagear Sr. João, como era conhecido o fundador do jornal A VOZ DA CIDADE, que faleceu em setembro deste ano.
QUEM FOI JOÃO PANCARDES
João Batista começou sua história com a imprensa entregando jornais aos 12 anos. Ele passou pelo jornal A Voz do Povo, Folha Barra-mansense e O Sul Fluminense. Sr. João trabalhou também como tipógrafo no A Voz do Povo entre 1958 a 1967. Foi quando seu irmão, Geraldo Pançardes, comprou a oficina desse jornal, e a partir daí se iniciou uma parceria com a criação da Folha Barra-mansense. Juntos eles ampliaram o jornal, reestruturaram setores e posteriormente o jornal mudou de nome: O Sul Fluminense.
Em 1967, a parceria entre os irmãos foi desfeita e três anos depois, em 1970, nascia o A VOZ DA CIDADE. Com notícias do dia a dia do Vale do Paraíba, circulou em caráter bimensal, mensal e quinzenal, semanal, até que se tornou diário. João Pançardes sempre esteve presente em todas as fases e sua história se enlaça com a do jornal. O periódico do A VOZ DA CIDADE começou no sistema artesanal de letra a letra, passando pela linotipo, depois offset, usando informática na composição com trabalhos de editoração eletrônica e fotolito digital. Em seguida o processo avançou até os dias de hoje, com o que há de mais tecnológico no universo gráfico, usando Computer to Plate CTP) e a impressão em Off-set Rotativa em nosso parque gráfico próprio. Foi só em 2016, com 46 anos de história, que João Batista iniciou a transição da direção do jornal para seu filho, Luciano Pançardes. Há sete anos Luciano é o responsável pelo jornal. Em 11 de setembro, aos 77 anos, Sr. João faleceu devido a problemas respiratórios.
O PARQUE
A unidade de lazer, que está sendo adquirida pela prefeitura, já tem projeto pronto para construção e estará situada na parte desapropriada pelo governo municipal do Centro Universitário de Barra Mansa, entre o campo de futebol e a quadra. O local terá ginásio, campo de futebol com medidas oficiais, arquibancada e outras.

Deixe um Comentário