Projeto de lei dispõe sobre fornecimento de absorventes higiênicos em escolas de Pinheiral

0

PINHEIRAL

Um projeto de lei de autoria dos vereadores Mário Arthur (DEM) e Carina Valim (PSL) foi aprovado em segunda discussão na última terça-feira, 13, pela câmara. Trata da medida que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas municipais. O objetivo é combater a evasão escolar oferecendo política de saúde pública e de dignidade para as estudantes. O projeto segue para análise do prefeito Ednaldo Barbosa, que pode sancionar ou vetar.

O vereador Mário Arthur destacou que no mundo, uma entre dez estudantes tem dificuldade de manter a higiene íntima com impactos na vida escolar, segundo a Organização das Nações Unidas e no Brasil, existe um estudo que uma entre quatro estudantes já deixou de ir as aulas por não ter condições de manter a higiene. “Nós, como agentes políticos, temos que fazer a nossa parte. Já conversei sobre essa lei com o Secretário de Educação, Fernando Cabral e também com o secretário de Finanças, Wanderson Siqueira, e estou muito confiante que ela seja sancionada e faça a diferença na vida de muitas estudantes da nossa cidade”, disse.

A vereadora Carina Valim também destacou a importância da aprovação do projeto. “Esse projeto é de suma importância para as mulheres, haja vista que o período menstrual por si só já é causador de constrangimento e outras alterações fisiológicas. Além disso, muitas meninas em período escolar e que não tem condições para comprar absorvente deixam até mesmo de ir às aulas por receio. Esse é um passo muito importante e demonstração de sensibilidade e empatia com as adversidades de nossa população”, disse Carina.

Deixe um Comentário