Projeto de lei cria Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio

0

BARRA MANSA

Tramita nas comissões do Legislativo um projeto de lei de autoria do vereador Zélio Resende Barbosa, o Zélio Show (PRTB), que cria o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio. O objetivo é identificar possíveis sintomas, tratar o transtorno e promover o acompanhamento de indivíduos que apresentam perfil, minimizando a evolução do quadro, que pode chegar ao suicídio.

Segundo o projeto de lei, a Secretaria de Saúde desenvolverá o plano municipal embasada em algumas diretrizes, como a promoção de palestras na semana que compreenda o Dia Mundial de Combate ao Suicídio, comemorado no dia 10 de setembro. Além disso, deverá promover exposição com cartazes sobre o sintoma e alertando para possível diagnóstico; idealizar canais de atendimento aos diagnosticados, ou os que se encontram com possíveis sintomas de tentativa de suicídio; direcionar atividades para o público alvo do programa; e monitorar possíveis casos para avaliação e cuidado.

O vereador destacou que o suicídio é um ato completo cuja causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. “O município tem papel relevante para o tratamento desse transtorno, identificando possíveis sintomas, acompanhando e oferecendo possibilidades de recuperação aos que necessitem”, destacou Zélio. Ele ainda citou que segundo estudo, 804 mil pessoas cometem o suicídio todos os anos e, de acordo com a Agência das Nações Unidas, 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média.

“O Brasil é o oitavo país em número de suicídios. A cada 40 segundos uma pessoa tira sua vida e apenas 28 países do mundo possuem planos estratégicos de prevenção”, concluiu.

 

 

Deixe um Comentário