Projeto Conexão Família promove encontro entre índios e a Aldeia Sapukai

0

ANGRA DOS REIS

Com o objetivo de manter os laços entre os pacientes que lutam contra o coronavírus e seus familiares foi instalado no Centro de Referência Covid-19 o projeto Conexão Família.

Recentemente, o projeto promoveu mais um emocionante encontro. Os índios Aldo Fernandes, 58 anos, e Idalino da Silva, 53 anos, que estão em tratamento da unidade, puderam fazer contato via videochamada com a comunidade onde vivem, na Aldeia Sapukai, no Bracuí, comunicando-se por meio de sua língua própria, o guarani.

O objetivo do contato é que estes pacientes, que estão juntos em uma enfermaria exclusiva, mantenham contato com a sua cultura, incluindo a pajelança, que é um ritual de cura realizado pelos povos indígenas.

Além do vice-cacique Aldo e de Idalínio, o cacique Domingos também está internado na unidade, porém no CTI. Seu quadro permanece grave.

Para a realização do projeto, foram comprados três tablets, que estão sendo usados nas conversas virtuais, um ficou na enfermaria do 3º andar, outro na enfermaria do 4º andar e mais um no CTI.

A ideia é que, após passar por uma avaliação clínica e psicológica, e tendo

o acompanhamento de um assistente social e de membros da equipe da enfermagem, o paciente possa conversar, através de chamada de vídeo, com seus familiares por cerca de três minutos. Esse momento vai servir também para que a equipe multidisciplinar da saúde possa informar o estado clínico do pacientes.

Além dessa nova forma de interação mais humanizada, uma equipe ainda ficará responsável por manter informados os familiares dos pacientes, por meio de ligações telefônicas. Essas ligações acontecem, diariamente, a partir das 16 horas.

CASOS

No mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, o município registra 2.315 casos confirmados de coronavírus, destes, 1.526 já estão recuperados. Há 80 mortes confirmadas pela doença na cidade, a última foi de um homem de 88 anos, com comorbidades, e outras 12 mortes são investigadas no município.

No total, entre pacientes confirmados ou com suspeita de coronavírus, 48 pessoas estão internadas. O Centro de Referência para Covid-19 (Santa Casa), que agora conta com 120 leitos, atende a 41 pacientes no momento. Já o Hospital de Praia Brava, que passou a oferecer 15 leitos, tem um paciente internado. Ou seja, dos 135 eleitos públicos do município, 42 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação hospitalar municipal de 31.11%. Há ainda seis pessoas internadas em instituições privadas.

error: Conteúdo protegido !