Projeto Afrosaberes lança vídeo sobre a história de cientistas negras

0

BARRA MANSA

Visando promover a representatividade e a reflexão de assuntos importantes, a Prefeitura de Barra Mansa lançou mais um vídeo do projeto “Afrosaberes”, desta vez com a temática “Quantas cientistas pretas você conhece? Vamos conhecê-las?”. Neste segundo episódio, é apresentada a história de vida de cinco profissionais que revolucionaram a ciência através de suas descobertas incríveis, além de um jogo para que os alunos se divirtam no final.

O tema foi escolhido para marcar a data do Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. O vídeo é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir) e da Fundação Cultura Barra Mansa (FCBM), apresentado por Jessilaine Xavier, escritora do livro “Quantas Cientistas Pretas Você Conhece?”, graduanda em Biologia da UGB e colaboradora do Afrosaberes.

Deviane da Costa, gerente de Promoção da Igualdade Racial, falou sobre a representatividade no projeto. “O Afrosaberes é um importante marco da Gerência de Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Cultura Barra Mansa como um projeto que está sempre se reinventando para atender as crianças e jovens das escolas do município, com um conteúdo diverso e estratégico, que trabalha a igualdade racial e a luta contra o racismo e a discriminação.

Graziela Lorena, gerente de Biblioteca e Formação, falou a respeito do material online. “É de extrema importância que nossos alunos tenham um conhecimento vasto sobre todos os assuntos e é legal poder abordar um tema com tanta veracidade, mas que é desconhecido pela maioria da população”.

O Projeto Afrosaberes acontece desde 2018, com o objetivo de propor uma reflexão aliada a ações culturais de música e arte, dialogando sobre temas como igualdade, identidade, diversidade cultural, discriminação racial e representatividade. As atividades, que antes aconteciam presencialmente em toda a rede de ensino do município, além de outras instituições, vêm sendo realizadas de modo on-line. Link da segunda edição do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DeQ4aHaQi0c

 

Fotos: Divulgação

error: Conteúdo protegido !