Programa ‘Um Salto para o Futuro’ está com inscrições abertas em Pinheiral

0

PINHEIRAL

Estão abertas as inscrições para o Programa ‘Um Salto para o Futuro 2024’, esse ano com a oferta de novos cursos, maior número de vagas e parceria também com o Sesi. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

São quatro novos cursos totalmente gratuitos:  inglês e espanhol, robótica e eletricista industrial, que contemplarão moradores e alunos da rede municipal de ensino de Pinheiral com idade a partir dos 12 anos. As inscrições poderão ser realizadas até 22 de março no Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE), localizado na Rua Domingos Mariano, nº 25, centro, das 8 às 17 horas. As aulas estão previstas para serem iniciadas no mês de abril.

A partir dos 16 anos, a população poderá se especializar nos cursos que já são ofertados nas áreas de assistente administrativo, controle de qualidade e logística, administrador de banco de dados, eletricista e mecânico de manutenção. Ainda no primeiro semestre, a Carreta do Senai estacionará na cidade e oferecerá aos alunos o curso de operador de computador, com capacidade para atender 16 pessoas.

O Programa ‘Um Salto para o Futuro’ foi implementado em Pinheiral no ano de 2021 e desde então já qualificou mais de 600 pessoas. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Senai, oferece à população cursos gratuitos de especialização, cujo objetivo é qualificar a mão-de-obra da população local com foco no mercado de trabalho.

O secretário da pasta, Júlio Barbosa, destacou a importância do programa ‘Um Salto para o Futuro’ na cidade e reforça que em 2024 os cidadãos terão acesso a novas oportunidades e agradeceu ao prefeito Ednardo Barbosa por apoiar a busca pela qualificação profissional no município e a Secretaria de Educação por disponibilizar as salas de aula das unidades escolares para a realização dos cursos. “Realizamos reuniões com representantes do Senai e Sesi de Volta Redonda, e juntos compreendemos a necessidade de expandir as vagas de cursos para os estudantes da rede pública. Uma das novidades é que os alunos da rede municipal da cidade com idade mínima de doze anos, poderão se inscrever para participar da qualificação com aulas ministradas durante o contraturno escolar. Agradeço a parceria contínua do Senai e do Sesi, que sempre acreditam no trabalho conjunto desenvolvido”, afirma o secretário.

Durante uma reunião na sede administrativa local, que teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, e representantes do Senai e Sesi de Volta Redonda, ficou estabelecido que outras dez turmas receberão aulas em quatro escolas da cidade: Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS), Ciep Dom Martinho Schlude 291, Célio Barbosa Anchite e Rosa Conceição Guedes, além da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, que oferecerá cursos de inglês, espanhol e robótica.

 

 

Deixe um Comentário