Programa ‘Mulheres em Campo’ expõe trabalhos em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Nesta quinta-feira, dia 26, o programa ‘Mulheres em Campo’, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural, com apoio da prefeitura de Barra Mansa, participou da feira da Praça da Matriz como uma das atividades oferecidas pelo curso. Dez alunas participaram da ação expondo o resultado do trabalho realizado em suas propriedades, como ovos caipira, verduras, legumes, cachaça, doces e outros.

A instrutora do curso, Gleiciane Pimentel, explicou como funciona o programa e a importância dele para o desenvolvimento das atividades realizadas, principalmente pelas mulheres, na área rural. “Nós oferecemos para elas uma capacitação para que consigam enxergar em suas propriedades novas oportunidades de negócio, criação de renda e fazer com que elas se sintam empoderadas”, disse.

Com uma carga horária de 40 horas, o curso oferece conhecimento de gestão, administração, empreendedorismo, comercialização e também o desenvolvimento pessoal.

“Hoje elas estão realizando a atividade prática e no próximo encontro nós vamos avaliar o que foi feito para aprimorar os pontos necessários, como apresentação de produto e postura na hora das vendas”, pontuou.

Patrícia Araújo, aluna do curso e moradora do distrito Antônio Rocha, participou da feira apresentando seu trabalho com as galinhas caipiras, ervas, frutas e as Pancs, que são plantas alimentícias não convencionais.

“Esse curso trouxe para nós, mulheres do campo, uma visão ampla do nosso potencial e também da nossa terra. Aprendemos desde como precificar o nosso tempo, produção e produto, até a forma de apresentação para venda. Está nos agregando muito valor e já estamos obtendo resultados, que podemos conferir hoje aqui na feira”, destacou.

A feira das alunas do programa aconteceu junto com as artesãs do coletivo ‘Vivendo de Arte’, que expõe toda quinta-feira na Praça da Matriz. A artesã Adriana Cristina Rossi ressaltou a importância de apoiar o trabalho realizado pelas ‘Mulheres em Campo’.

“Nós, quando começamos, tivemos apoio para levar o artesanato à rua. Então nada mais justo que agora, nós dos coletivos de artesanatos estarmos apoiando um grupo novo, para que elas possam mostrar para todos os trabalhos que desenvolvem. E se depender de nós, do coletivo ‘Vivendo de Arte’, toda quinta-feira, que é o nosso dia aqui na Praça, elas estarão sempre participando com a gente”, declarou.

Dia a dia nas feiras

De acordo com a gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bhella Santos, a intenção é levar as alunas do programa para o dia a dia das feiras realizadas na cidade.

“Esse é um projeto que dá visibilidade à mulher do campo e nós da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com os coletivos e feiras do município, estamos abraçando essas mulheres, dando visibilidade aos produtos produzidos em suas propriedades e que são de ótima qualidade. Apoiamos esse projeto, junto com o Sindicato Rural, e que venham outros mais”, destacou Bhella, acrescentando as novidades da pasta.

“Inclusive estamos com o projeto do turismo rural, que vai ser feito um roteiro para que a população e os turistas conheçam o ‘turismo de experiência’, dentro dessas localidades, realizando atividades desenvolvidas nas propriedades de Barra Mansa. Em breve, vamos apresentar essa novidade”, finalizou Bhella.