Programa Educacional para Família será ponto central em programa de governo do pré-candidato Baltazar

0

VOLTA REDONDA

Um Programa Educacional para Família. Esse é um ponto que está sendo trabalhado no plano de governo do pré-candidato a prefeito Paulo Baltazar (PSD). Segundo ele, é um modelo inédito voltado para criar uma ponte entre a escola e a família, preparando uma interação. De acordo com Baltazar, a defesa da família será um ponto central de seu programa.

“Percebemos que a pandemia expôs essa dificuldade entre escola e família de forma muito clara. Foram realçadas as deficiências do sistema educacionais, mas foi percebido um descompasso entre o mundo da educação e o familiar. A intenção é que o Programa Educacional da Família ajude nessa interação e o Poder Público precisa criar condições para que pais e escolas tenham um alinhamento em diversas questões”, disse o pré-candidato.

Segundo Baltazar, mesmo após pandemia do coronavírus, muitas coisas continuarão sendo aplicadas nos países. “Vimos claramente que existem dois mundos entre a família e a educação. A escola não tem esse olhar amplo para a família do estudante, que não pode ficar restrita ao ambiente escolar e, muitas vezes, a família não está preparada para a possibilidade da tecnologia, por exemplo. Mesmo passando tudo isso, o ensino a distância será realidade em muitos locais e pais precisam também ser preparados para isso”, apontou Baltazar, frisando ser necessário criar políticas públicas que sejam transversais.

O pré-candidato aponta que um lado positivo da pandemia, se assim pode-se dizer, é que nasceu a possibilidade das crianças interagirem mais com as famílias. “Sabemos que há uma defasagem entre as gerações. Esse descompasso entre pais e filhos pode ser amenizado e a educação pode criar uma ponte para isso, melhorando relações”, apontou.

Baltazar lembrou que quando foi candidato a prefeito em 2016, tinha em seu plano de governo criar a Secretaria da Família. Hoje, como pré-candidato, admite que também a proposta não possa ser repetida para não onerar criando mais secretaria, mas nada impede que o trabalho seja incorporado a outra já existente, como a de Educação, por exemplo. Questionado sobre se seria um ponto onde muitos não pensariam, disse que acredita que a escola e posto de saúde precisam ser o cartão de visita de qualquer governo. “Veja bem, tenho uma proposta para alimentação dos estudantes nesse pós-pandemia, onde teremos que lidar com muito desemprego. Muitas só se alimentam bem na escola e em casa não tem muito que comer. Tenho proposta de sábado e domingo a escola continuar aberta para servir merenda e para reforço escolar. Chamo de Escola 360”, cita.

Sobre o uso de tecnologias, o pré-candidato destacou que pretende, se eleito, aposta nessa estratégia. Segundo ele, pensa em um aplicativo de escola 24 horas onde o estudante pode rever o que aprendeu em sala de aula. Fala ainda de uma televisão aberta com conteúdos das séries. Além disso, Baltazar defende o ensino em tempo integral.

Deixe um Comentário