Profissionais do programa ‘Melhor em Casa’ de Itatiaia ministram palestra em seminário na região dos Lagos

0

ITATIAIA

Profissionais do programa “Melhor em Casa”, referência em atendimento de saúde domiciliar no município, estarão participando do I Seminário Estadual da Atenção Domiciliar. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 18, no Auditório da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. A fisioterapeuta responsável pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Itatiaia, Fernanda Salvador, será uma das palestrantes. Ela vai abordar o tema “Avaliação e Elegibilidade do SAD no município de Itatiaia”. O público-alvo do encontro são os gestores e profissionais do ‘Melhor em Casa’ de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro.

“Ter recebido este convite foi uma honra e mostra que estamos no caminho certo. Temos muito a crescer e a melhorar, para ofertamos o melhor para nossos munícipes, proporcionando um atendimento humanizado, levando amor e cuidado para dentro de seus lares”, comenta Fernanda.

Participam do evento na região dos Lagos representantes da área da saúde em nível federal e estadual, além de autoridades da cidade anfitriã e diretores de SADs de todo o Rio de Janeiro. O diretor de Atenção Especializada de Itatiaia, Fábio dos Santos Carvalho, e o técnico de Enfermagem do Programa, João Paulo da Silva Oliveira, também estarão presentes no seminário.

Processo consiste na retirada do paciente do ambiente hospitalar para prosseguir com um tratamento domiciliar-Divulgação AECOM PMI

PROGRAMA ‘MELHOR EM CASA’

O programa, conhecido como “Melhor em Casa’, atualmente é uma referência em atendimento domiciliar. Através dele são atendidos 30 pacientes, que recebem as visitas de profissionais em seu lar, com agendamento de exames, consultas e remoções de seus pacientes em ambulância própria.

O Serviço de Atendimento Domiciliar funciona embasado nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para pacientes crônicos agudizados ou agudizados, realizando desospitalizações – processo que consiste na retirada do paciente do ambiente hospitalar para prosseguir com um tratamento domiciliar.

De acordo com Diretor de Atenção Especializada, Fábio dos Santos Carvalho, o programa atende também pacientes vindos da Atenção Básica, que têm perfil de elegibilidade para estarem inseridos no “Melhor em Casa”. A iniciativa, habilitada em Itatiaia em 2013, é composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga e técnicos de enfermagem.

Deixe um Comentário