Profissionais da Educação decidem encerrar paralisação de 48 horas em Itatiaia

0

ITATIAIA

Na tarde desta terça-feira, dia 29, os profissionais da Educação do município decidiram encerrar a paralisação de 48 horas. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-Itatiaia) a deliberação foi definida durante assembleia realizada na Praça Mariana Rocha Leão, em frente à Prefeitura. Desde segunda-feira, dia 28, cerca de 30% dos servidores públicos participam da movimentação de paralisação.

“Após assembleia ficou decidido que não vamos estender a paralisação e vamos retornar as escolas. No entanto, vamos ficar em estado de greve até setembro quando será realizado uma nova assembleia com a categoria para definir uma nova greve”, disse o coordenador do Sepe, Adriano dos Santos. Ele ainda informou que vai se reunir com os profissionais e verificar o porquê da baixa adesão ao movimento grevista e que uma nova paralisação será construída para o próximo mês.

No final da tarde, após a assembleia, o grupo de quase 30 profissionais caminharam da Prefeitura de Itatiaia até a Câmara Municipal. Lá eles fizeram um protesto para tentarem mobilizar os vereadores para mobilizarem pela causa dos servidores.

Profissionais de Educação protestam em frente à Câmara Municipal-Divulgação

No final da tarde desta terça-feira, a Secretaria de Educação informou que as aulas aconteceram normalmente na rede municipal de ensino e que foram registradas apenas 20 faltas.

Os funcionários municipais reivindicam melhorias para a categoria. Entre elas, revogação do decreto de corte (suspensão) de gratificações e outros benefícios dos concursados e devolução do que foi descontado; aumento real dos salários; reajuste do cartão alimentação para R$ 400; ampliação do auxílio transporte para todos e do pagamento do difícil acesso; concessão e/ou pagamento em pecúnia da licença prêmio; aplicação do percentual de 33,26% ao piso do magistério determinado pelo MEC e a criação do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação (magistério e funcionários administrativos de escolas e creches) e do Plano de Carreira dos funcionários de outras secretarias com enquadramento das carreiras ainda esse ano.

PREEITURA MANTÉM O DIÁLOGO

Em nota oficial enviada, a Prefeitura de Itatiaia novamente reforçou que mantém o diálogo e segue aberta às solicitações do Sindicato e que o Governo Municipal vem tratando do assunto com muita atenção e responsabilidade, com objetivo de atender as reivindicações considerando o amparo legal e a previsão orçamentária.

A Prefeitura reafirmou que sobre o Plano de Cargos e Salário dos Servidores, já foi publicado no Boletim Oficial do dia 2 de agosto, o decreto 4310/23, que institui a Comissão Interna Multidisciplinar para elaboração do Plano de Carreira e que desde então estão sendo realizadas reuniões constantes com a equipe. Já em relação à inclusão dos profissionais da educação da Vila Esperança na Lei de Difícil Acesso e à reivindicação sobre Auxílio Transporte, a administração municipal informa que tem processos abertos e que estão em andamento.

Deixe um Comentário