Prefeitura retira barreiras nas estradas que ligam os distritos de São Joaquim a Amparo e em Falcão, em Quatis

0

QUATIS

Durante toda quinta-feira, dia 14, equipes da secretaria de Desenvolvimento Rural do município, trabalharam para a retirada de barreiras que caíram, na noite de terça-feira, em duas estradas rurais. Uma das estradas afetadas por deslizamentos de terra foi a que liga o distrito de São Joaquim, em Quatis, ao distrito de Amparo, em Barra Mansa. Enquanto a outra se localiza no distrito de Falcão. Uma máquina retroescavadeira e um caminhão apoiaram os operários na retirada das barreiras. As estradas também vão receber a colocação de escória nos trechos mais críticos.

O prefeito Bruno de Souza (MDB) determinou a priorização dos atendimentos de emergências na zona rural provenientes das chuvas. A queda de barreiras nas duas estradas não chegou a interditar a passagem de veículos, especialmente dos caminhões responsáveis pelo escoamento da produção leiteira.

Segundo Bruno, as retiradas de barreiras visam garantir as condições de tráfego nestas vias, assegurando o transporte da produção leiteira, atualmente a atividade principal da economia do município. “O censo agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre outubro de 2018 e fevereiro de 2018 constatou que a produção anual de leite em Quatis ultrapassa a quantidade de 11 milhões de litros. Esse fato, por si só, justifica a necessidade de manter as estradas em condições de tráfego, uma vez que o setor agropecuário tem impactos diretos na economia do município. Mas precisamos assegurar também a circulação de veículos devido ao sistema de transporte escolar e a locomoção dos moradores, daí a nossa prioridade para as situações de emergência nas estradas rurais”, disse o chefe do Executivo, ressaltando que ao longo do ano passado, a prefeitura realizou serviços de manutenção e conservação em cerca de 300 quilômetros do itinerário de estradas rurais, principalmente nas regiões de São Joaquim, Falcão, Joaquim Leite, Santana, Bom Retiro, Glicério, Morro Grande e Fazenda Roma, entre outros. No começo do ano passado, por exemplo, pelo menos 350 quilômetros de escória foram colocados em várias estradas rurais.

SERVIÇOS EMERGENCIAIS

O maquinário disponibilizado pela prefeitura no caso de atendimento às chamadas emergenciais vindos das estradas rurais inclui quatro máquinas retroescavadeiras, uma máquina patrol e três caminhões. As informações sobre queda de barreiras, deslizamento de terras, obstrução de bueiros e outros problemas comuns no tempo das chuvas devem ser feitas pelos telefones 3353-2919 (segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas) e 3353-6266 (24 horas por dia).

CONSERVAÇÃO DE ESTRADAS

A secretaria de Desenvolvimento Rural de Quatis iniciou esta semana o reforço na conservação da Estrada do Birro, na região de Joaquim Leite. A continuidade dos serviços nesta via depende das condições do tempo, mas a prefeitura pretende concluir a etapa atual dos serviços ainda neste mês. Os serviços vão ser realizados nos nove quilômetros da via. Doze operários estão mobilizados para a execução dos trabalhos. As equipes atuam com o apoio de uma máquina retroescavadeira, uma máquina patrol e dois caminhões.

Deixe um Comentário