Prefeitura reformou e está construindo escolas em Resende proporcionando novas vagas

0

RESENDE

A secretária de Educação do município, Rosa Frech, disse nesta sexta-feira, dia 30, que neste ano a rede de ensino recebeu importantes investimentos e passou por transformações. Entre as medidas realizadas pela administração municipal ao longo do ano estão as obras de revitalização e construções de novas unidades de ensino.

Segundo Rosa, esse ano, 18 unidades de ensino, entre escolas e creches, passam por obras de revitalização que irão promover espaços mais seguros, adequados e confortáveis para os estudantes. Ela ainda disse que quatro novas unidades de ensino são construídas atualmente. Entre elas, Escola do bairro Parque Minas Gerais, Creche do bairro Liberdade, Creche do bairro Parque Minas Gerais e Creche do bairro Jardim Aliança. Outras seis, foram entregues completamente revitalizadas e algumas até ampliadas. “Desde o início da atual gestão já foram entregues 34 unidades de ensino totalmente revitalizadas. As intervenções possibilitaram a abertura de mais de 650 vagas em creches”, disse a secretária.

A educação de Resende também foi contemplada com a entrega de novos materiais e mobílias. Para iniciar o ano letivo, a gestão municipal distribuiu o material escolar dos alunos matriculados na rede municipal, beneficiando mais de 14 mil alunos, desde unidades urbanas até as rurais. O kit escolar foi montado seguindo cada etapa da aprendizagem. As fases da creche e pré-escola receberam materiais como apontador, caderneta, caderno de desenho, caixa de lápis de cor, caixa de massinha, entre outros. Já na fase de 1° ao 5° ano foram distribuídos cadernos brochurão, de desenho e meia pauta, cola branca, tesoura e régua. E as crianças e adolescentes do 6° ao 9° ano receberam cadernos de desenho e espiral, caneta esferográfica, lápis, entre outros.

A nova remessa de uniformes deste ano letivo também foi entregue. Para a Educação Infantil foram entregues 33 mil peças e para o Ensino Fundamental foram 90 mil peças. A entrega foi feita de forma gradativa e contemplou escolas e creches da área urbana e rural. Os kits de uniformes para a Educação Infantil são compostos por: casaco, short, saia, bermuda, calças e camisa. Já o Ensino Fundamental recebeu casaco, bermuda suplex, bermuda masculina, calças e camisas.

Estudantes receberam material escolar, uniformes e escolas ainda ganharam materiais esportivos-Douglas Pacheco/PMR

MOBÍLIAS E EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS

As escolas e creches também foram contempladas com novas mobílias e equipamentos, que buscam apoiar a estrutura do ambiente escolar. Entre os itens entregues neste ano podem ser citados: novas máquinas de lavar, armários de aço, mesas de escritório, cadeiras de rodinhas e aparelhos de ar condicionado. Além disso, o programa AABB Comunidade, que oferece atividades esportivas, recebeu duas mesas para a prática de “futmesa”.  “A educação pública de Resende passa por uma transformação desde o início da atual gestão, que começou em 2017. E neste ano não seria diferente. Entregamos unidades de ensino totalmente recuperadas como a Creche Pedacinho do Céu, Escola Dona Mariúcha e Creche Jardim Primavera. Além de investimentos em materiais escolares e novos uniformes que proporcionam mais qualidade e conforto aos nossos alunos, professores, diretores e demais funcionários da comunidade escolar”, disse a secretária de Educação, Rosa Frech.

A Prefeitura também investiu em atividades esportivas no setor da Educação, sendo entregues mais de 17 mil itens. Foram adquiridos 74 produtos diferentes para alunos nas faixas etárias adequadas. Dentre os materiais estão: colchonetes, jogo de boliche, petecas, mini cones, bolas para diferentes esportes como beisebol, futebol de campo, vôlei, tênis de mesa, entre outros.

Ainda neste ano, os alunos dos centros especializados da rede municipal também foram contemplados. A gestão municipal entregou materiais para jogos de xadrez adaptados no Cedevir. Os itens fazem parte da campanha educativa “Xadrez nas escolas”, com o objetivo de promover aprendizado do jogo aos alunos com deficiência visual e com baixa visão. Os materiais são usados no ensino dos centros educacionais, Cedevir e Gente Eficiente.

2022 também foi marcado pelo retorno da “Semana do Brincar” de forma presencial nas escolas da rede após as restrições mais rígidas devido à pandemia da Covid-19. O projeto realizado pelas organizações em todo o mundo celebra e resgata brincadeiras infantis. Nas unidades de ensino de Resende foram realizadas diversas brincadeiras envolvendo materiais reciclados, bolas, corpo e elementos da natureza. O tema deste ano foi “essência do brincar”, em que propôs refletir o ato de brincar como essência de uma criança.

E no final deste ano ainda foram realizados os “Jogos Interescolares da Rede Municipal”, no Horto Municipal do Paraíso. A ação promoveu um momento de confraternização, prática esportiva e estimulou a experiência entre os alunos e professores. Foram realizadas competições de futsal e queimada. Ao todo, 15 unidades de ensino com alunos de oito a 16 anos participaram do projeto.

Deixe um Comentário