Prefeitura recupera a Fonte da Biquinha no Centro de Quatis

0

QUATIS

A Fonte Antônio Jacinto Sampaio Filho, mais conhecida como Biquinha, localizada no Centro da cidade, está passando por obras de reforma. Promovida pela Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria de Infraestrutura, a revitalização da fonte, que é considerada patrimônio histórico do município, consta com serviços de pintura, manutenção do telhado, recuperação dos ladrilhos e drenagem.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, a obra está na fase inicial e está sendo realizado serviços de reparos no telhado. “Serão realizadas diversos serviços na Fonte da Biquinha. Após os reparos na cobertura com a troca toda a telha de cumeeira que estava danificada e será resinada, a vedação contra pássaros, principalmente pombos, serão realizados serviços de iluminação, assentamento de azulejos e ladrilhos para mantermos as características, construção de pergolado para protegerem o banco e dar mais conforto para as pessoas, concretagem do chão, reforma da calçada ao entorno e pintura em geral. A previsão é de que a obra, dure cerca de três meses”, explica o secretário de Infraestrutura, Rael Cunha. Ele informou ainda que toda a obra está orçada em R$ 111.721.

Reforma foi iniciada na parte do telhado — Divulgação PMQ

De acordo com o prefeito Aluísio d’Elias, a restauração da fonte está em pleno andamento. “A Biquinha é nosso patrimônio histórico, o marco zero do município, local onde os tropeiros por ali passavam para abastecer e seguir viagem. É nossa missão revitalizar e manter em boas condições a Fonte de Água Mineral que acolhe os nossos moradores, além de ser ponto turístico aos visitantes. E como diz o hino de Quatis ‘E se bebe água da fonte, ai, ai, ai! Fica preso até morrer’, exaltando nosso carinho e respeito pela importante e querida Biquinha”, disse Aluísio.

MARCO ZERO

Quando surgiu, no século XVIII, Quatis tinha como finalidade ser um caminho mais curto e fácil entre as cidadeS do Rio de Janeiro e São Paulo. Na época, apenas os nativos habitavam na região, até que no mesmo século, os colonizadores chegaram e abriram uma via que de encontro com os demais caminhos do sertão (já que naquela época o ouro também escova por aquelas áreas), daí o primeiro nome do povoado, Encruzilhada dos Quatis.

Era na Biquinha que as tropas a caminho das principais cidades e vilas paravam para se reabastecer, na época, no caminho do ouro – Divulgação PMQ

Como o local era visitado por diversas tropas, muitos se reabasteciam na região, que encontrou um ponto de parada e descanso, a Fonte Antônio Jacinto Sampaio Filho, a Biquinha. Desde cedo, a fonte d’água se tornou uma atração na localidade, sendo considerada o marco zero da cidade, pois foi lá onde tudo começou. Era na Biquinha que as tropas a caminho das principais cidades e vilas paravam para se reabastecer, na época, no caminho do ouro. Animais e tropeiros descansavam onde hoje moradores fazem usos da água considerada terapêutica.

Fonte de água potável, cercada de lendas, a Biquinha é a atração mais buscada na cidade. Com sua estrutura interessante, que lembra as fontes medievais, fonte fica perto do coração histórico de Quatis e segundo alguns dizem, quem bebe da água sempre volta ou decide ficar na cidade.

Deixe um Comentário