Prefeitura promove Dia D do Novembro Azul

0

ITATIAIA

A prefeitura promove nesta sexta-feira, no Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, diversas atividades para marcar a data. A organização do evento é uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Saúde que orientam os participantes a vestirem azul, cor símbolo da campanha. No período das 16 às 20 horas, serão oferecidos serviços gratuitos na área da saúde aos itatiaienses no Estádio Municipal Antônio Correa, no Centro da cidade. A programação conta ainda com uma partida de futebol entre os jogadores veteranos da cidade e ao longo do evento outros jogos serão realizados.

A Secretaria de Esporte e Lazer informa que o objetivo é reunir a família nessa campanha de prevenção e conscientização. “Durante o jogo os familiares poderão participar das ações sociais e de saúde que estarão acontecendo ao mesmo tempo no Estádio. Os jogadores veteranos estão dentro da faixa etária da campanha e a família é uma importante aliada na prevenção da saúde do homem. Estamos pedindo para quem for participar estar de camisa azul, pois esta é a cor símbolo da campanha”, informou o assessor técnico da Secretaria, Alex Gomes da Silva.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país. No âmbito mundial, ele ocupa o sexto lugar, representando 10% dos casos de câncer. Por atingir mais os homens acima de 65 anos, é considerado um câncer mais comum na terceira idade.

Segundo o Inca, a indicação é de que todo homem a partir dos 55 anos faça o rastreamento do câncer de próstata. Homens da raça negra ou que são descendestes de negros e aqueles que têm pai ou irmão com câncer de próstata devem iniciar o acompanhamento aos 50 anos.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !