Prefeitura promove ação de conscientização sobre violência contra a mulher em Itatiaia

0

ITATIAIA

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres promoveu na noite de quinta-feira, mais duas palestras da programação do “Agosto Lilás” – Mês de Conscientização contra a Violência Doméstica. O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal, no Centro da cidade. O prefeito Irineu Nogueira, o vice-prefeito, Denilson Sampaio, autoridades municipais, representantes do judiciário, do Legislativo e da comunidade em geral participaram do evento.

O prefeito Irineu Nogueira e autoridades do judiciário participaram do evento-Sonita Palmer/ASCOM PMI

A abertura da programação foi realizada pela secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Cavallari que exibiu ao público um desenho animado com texto de sua autoria, onde retrata o ciclo de violência contra a mulher. Em seguida, o superintendente de Cultura e também músico, Thiago Góes, apresentou sua canção autoral, “Me liga”, que também aborda o tema.  Na sequencia o público pode saber mais sobre o assunto através das palestras. A primeira, realizada pela procuradora da Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Carla Araújo, que abordou o tema “A Violência contra a mulher”, explicando o que é a violência doméstica, como identificar e como pedir ajuda. Na segunda, a advogada e membro da OAB Mulher do Rio de Janeiro, Marilha Boldt apresentou o projeto “Superação da Violência Doméstica”, onde explicou o ciclo da violência, através da experiência que viveu, como romper e os canais em que a mulher pode pedir ajuda.

“Nosso objetivo é mostrar para as mulheres que o ciclo de violência pode ser rompido e o primeiro passo é procurar ajuda e denunciar, por isso estamos sempre esclarecendo as mulheres por vários meios, inclusive por palestras como essas que estão acontecendo no Agosto Lilás”, reforçou a secretaria da pasta, Luciana Cavallari.

O prefeito Irineu Nogueira ressaltou da importância das ações conscientização contra a violência doméstica desenvolvidas no Agosto Lilás e durante o ano todo. “Esse trabalho de conscientização contra a violência doméstica é muito importante e deve ser discutido sempre e por todas as pessoas. Fico feliz que o nosso município está avançando nesse trabalho de conscientização contra a violência doméstica e vamos continuar avançando cada vez mais”, disse o prefeito.