Unidades de saúde estarão participando da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Itatiaia

0

ITATIAIA

Todas as unidades de saúde do município estarão participando neste sábado, dia 20, do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. O objetivo é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de zero a 15 anos e imunizar contra a poliomielite todo o público de um  a quatro anos – mesmo aqueles que já estiverem com o cartão em dia.

Promovido pela Secretaria de Saúde do município, por meio do setor de Imunização de Itatiaia, a imunização acontece no período de 8 às 17 horas. No bairro Campo Alegre, a ação acontecerá apenas no Posto de Saúde 2, localizado próximo à Praça da Emancipação.

A nova campanha contra a Poliomielite busca alcançar ao menos 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade. Em Itatiaia, esse público tem 1618 crianças. Já a campanha de multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, conforme calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). “É fundamental que os responsáveis levem a caderneta de vacinação para a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal. Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, maior será a proteção individual e coletiva”, destaca a coordenadora de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen.

POLIOMMIELITE

A Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença. Em todo o mundo, as campanhas de imunização reduziram de centenas de milhares para apenas algumas dezenas o número de casos por ano. Recentemente, porém, a doença reapareceu em alguns países, levantando um alerta.