Prefeitura lança “Projeto Leitor” nas escolas de Porto Real

0

PORTO REAL

Com o objetivo de incentivar a leitura entre os estudantes e a comunidade escolar, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, lançou o Projeto Leitor. A abertura do Projeto foi realizada na terça-feira, dia 19, na Escola Municipal Cruz e Souza, no bairro Jardim das Acácias.

De acordo com a Secretaria de Educação, o “Projeto Leitor” tem duração prevista de oito meses e é voltado para estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. A ideia é promover o hábito da leitura no âmbito escolar, e ainda, em toda a comunidade escolar.

Durante a abertura do projeto, os alunos assistiram uma apresentação da professora de Sala de Leitura, Amanda Baronto, que apresentou a história “O Caso do Bolinho” da autora Tatiana Belinky. Em seguida, a professora Amanda fez a entrega simbólica da ‘Pasta de Leitura’ a cada turma, representada pela professora e por um aluno.

A subsecretária de Educação, Giovana Oliveira, destaca que no decorrer do projeto todo aluno levará para casa um livro por semana e fará a troca durante a aula da Sala de Leitura. Além disso, os responsáveis de alguns alunos e os funcionários da escola, serão convidados a contar histórias para as turmas, enquanto os próprios estudantes serão convidados a contar história em outras turmas. “Por meio do projeto também realizaremos um Chá Literário, onde reuniremos os Pais que contarão as histórias, e ainda, um evento de culminância do Projeto Leitor. Por meio do projeto, o objetivo é que os estudantes tenham o contato com diferentes gêneros textuais não só no ambiente escolar, mas com uma proposta de ampliar esse contato literário também ao ambiente familiar”, explicou Giovana.

O prefeito Alexandre Serfiotis destaca que a leitura é fundamental para o desenvolvimento e formação de caráter entre os alunos. “A leitura é algo importante na vida do ser humano, pois ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação e exercita a memória, além de outros benefícios. Sabendo disso, ficamos muito felizes em ver a criação de um projeto tão amplo, que beneficiará também aqueles que estão em contato direto com os estudantes”, disse Serfiotis.

Deixe um Comentário