Prefeitura implanta projeto ‘Aguar’ em Escola no bairro Fazenda da Barra III

0

RESENDE

O Projeto “Aguar”, que visa o ensino da educação ambiental na rede municipal, chegou na Escola Municipal Jardim das Acácias, no bairro Fazenda da Barra III. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, por meio da coordenação de Educação Ambiental, e a concessionária Águas das Agulhas Negras, que opera o sistema de abastecimento de água e de esgoto no município.

Estudantes aprendem várias disciplinas da grade curricular e de educação ambiental nas atividades do projeto-Redes Sociais

De acordo com a Secretaria de Educação, o objetivo do projeto “Aguar” é proporcionar aos alunos uma vivência em um laboratório vivo, em contato com a natureza e entendendo como acontecem os processos que partem da terra. Através do projeto, é criado uma Horta Comunitária, onde os alunos trabalham diferentes disciplinas, a partir de uma prática de vida, ressignificação valores e construção de uma memória afetiva com cuidado, respeito, emoção e do convívio com a diversidade. “Em agosto de 2021 começamos a visitar algumas unidades escolares com a intenção de ter uma horta escolar. Esses foram os primeiros passos do projeto que ganharia cada vez mais proporção. Nosso intuito é formar uma geração mais conectada com os recursos naturais e com a vida que nasce da nossa terra”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental, a professora Andréa Costa

A partir da criação de um “Espaço verde”, a coordenação de Educação Ambiental sugere alguns temas para serem trabalhados com os estudantes. Os temas incluem até o aprendizado da matemática: medidas, volume, tempo, gráficos e quantidades; ciências humanas e naturais; linguagens, com aprendizado dos nomes dos cultivos em outras línguas, textos com temas ligados à horta.

ATIVIDADES

A coordenadora, Andréa Costa explicou que o Projeto Aguar tem um planejamento de atividades para ser cumprido ao longo dos doze meses junto ao engenheiro Agrônomo, Gabriel Ritter Monteiro. As atividades foram iniciadas no final do mês passado, com lançamento do projeto junto aos alunos da Escola Jardim das Acácias, que ajudaram na criação de uma horta.

Os estudantes foram envolvidos em um bate papo sobre a utilização da água na agricultura e de como a horta será utilizada para fomentar o saneamento ambiental. A equipe do engenheiro Gabriel Ritter preparou os canteiros, a adubação, plantio e colheita para realizar junto aos alunos das duas turmas de 3º ano da escola. “O encantamento está acontecendo aos poucos e todos os alunos colocaram suas mãos na terra para o plantio das mudas de diversas hortaliças. O projeto também será utilizado por todos os professores, pois uma horta escolar significa oportunidade de mediar uma aula diferente e prática. Queremos esse tato para os alunos e que isso faça parte da vida deles”, explicou a professora.

Deixe um Comentário