Prefeitura entrega Biblioteca Comunitária no Parque Tobogã

0

RESENDE

A comunidade da região da Vila Julieta ganhou, na tarde de ontem, um espaço para a leitura. A prefeitura, por meio da Secretaria de Educação do município, inaugurou uma Biblioteca Comunitária na sede da área de lazer Julieta Botelho, conhecida como Parque Tobogã. A implantação da Biblioteca é fruto de uma ação conjunta entre a prefeitura e a iniciativa privada, por meio do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE).

Segundo a Secretaria de Educação, a biblioteca comunitária foi instalada na varanda do prédio onde funcionam a administração do parque e a Guarda Municipal. A proposta é que o espaço seja gerenciado e cuidado pela própria comunidade, que também poderá doar títulos literários para a biblioteca, desde que os mesmos não tenham cunho religioso ou político. “A implantação desta biblioteca foi proposta pela própria comunidade e pelos frequentadores do Parque que apontaram a necessidade de se criar ali um espaço lúdico. Desta forma, vamos potencializar as possibilidades daquela área de lazer, transformando-a num espaço de aprendizagem também. A inauguração desta pequena biblioteca é o pontapé inicial de um projeto mais amplo”, explicou a técnica mobilizadora da secretaria de Educação, a professora Mara Cristina de Oliveira Gama.

Várias atividades marcaram a inauguração da Biblioteca Comunitária, entre elas, exibição da fanfarra da Escola Municipal Júlio Verne, da Vicentina; a encenação de uma peça teatral pelos alunos da Escola Municipal Adelaide Lopes Salgado, da Capelinha; e uma apresentação especial do coral do programa Gente Eficiente, que funciona no próprio Parque Tobogã. Além disso, estudantes da UERJ também fizeram uma demonstração do trabalho desenvolvido na área de robótica, na Escola Municipal Hetelvina Carneiro, na Vargem Grande.

PARCERIA

Desenvolvido por meio do Instituto Votorantim, o projeto Votorantim pela Educação atua em duas frentes: na Formação Profissional, que beneficia atualmente 32 educadoras de 16 escolas municipais, e na Mobilização Social, que desenvolve ações voltadas para o fortalecimento do valor social da educação e para a participação da comunidade. Neste contexto, o Parque Tobogã foi escolhido para receber ações sociais que tenham a educação como foco. A biblioteca comunitária é uma delas.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !