Prefeitura de Porto Real incentiva a doação de animais e apoia a Campanha ‘Dezembro Verde’

0

PORTO REAL

Neste mês que é dedicado a Campanha “Dezembro Verde”, à causa animal, ao trabalho de conscientização sobre o abandono e os maus-tratos, a Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria de Saúde com a Coordenação da Vigilância Sanitária Municipal, está promovendo ações para estimularem a adoção de cães e gatos no município.

Desde 2022, a Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência lançou a Campanha de Adoção de Pets que foram resgatados pelo Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (CIRAC) e disponibiliza fotos dos animais para as pessoas que querem ser tutores de cães ou gatos.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Cássia Pitasse, com o canal de divulgação houve um aumento da visibilidade dos animais a serem adotados, contribuindo muito para um aumento no número de adoções. “É uma importante ferramenta da tecnologia que serve de apoio para o objetivo da administração municipal de ajudar os pets que foram abandonados a ter uma chance de uma vida com qualidade onde dão e recebem amor dos novos tutores”, disse Cássia. Ela conta que os as pessoas interessadas em adotar um cão ou um gato podem acessar o site da Prefeitura de Porto Real (www. https://www.portoreal.rj.gov.br/), clicar na aba “Animais para adoção”, onde aparecerá as fotos dos animais disponíveis. “Todos os animais disponíveis para adoção estão identificados com o número do chip e que depois de entrar em contato com o Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais pelo telefone (24) 99268-6210, pode ser feita a adoção”, explicou a coordenadora.

O prefeito Alexandre Serfiotis, reconhecidamente um defensor da causa animal, convida as pessoas a realizarem a visita ao site e escolher um dos animais que estão à procura de um lugar onde possam ser tratados com respeito e viver uma vida feliz. “Não abandone, não maltrate, são seres inocentes, inofensivos, indefesos, adote”, disse Serfiotis.

CAMPANHA “DEZEMBRO VERDE”

A Campanha “Dezembro Verde” visa alertar e conscientizar a população que desemparar animais, além de ser um ato de maus-tratos, é crime com punição de três meses a um ano de prisão e multa. O “Dezembro Verde” também tem o objetivo de estimular a guarda responsável e ampliar ações conjuntas com a comunidade, órgãos públicos e entidades que atuam para resolver o problema de animais abandonados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 30 milhões de gatos e cães vivem em situação de abandono no Brasil.

Para denunciar qualquer tipo de maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos, dirija-se à Delegacia de Polícia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência (BO), ou ligue para a Polícia Militar pelo número 190 ou até mesmo faça uma denúncia ao Ministério Público.

Deixe um Comentário