Prefeitura de Barra Mansa apura denúncia de vacinação irregular da Covid-19

0

BARRA MANSA

Um vídeo divulgado nas redes sociais de uma enfermeira aspirando a vacina da  CoronaVac da ampola, gerou dúvidas dos internautas a respeito da aplicação do imunizante. Segundo as especulações dos internautas, ao guardar a ampola na caixa térmica, a enfermeira teria trocado a seringa que continha a vacina por outra. A Prefeitura de Barra Mansa informou que está apurando a denúncia e que a Secretaria de Saúde já acionou a empresa terceirizada responsável pela profissional, que foi imediatamente afastada. O fato ocorreu durante a vacinação em drive-thru no Parque da Cidade.

A Secretaria de Saúde apontou que a técnica de enfermagem tem um bom histórico de prestação de serviços, assim como também é referência em sua área de atuação. O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, destacou que a ação questionada está dentro do que determina as normas técnicas. “Faz parte do protocolo de qualquer vacinação o ato de aspirar o líquido e guardar o frasco imediatamente. Esse é o procedimento que garante que o imunizante não perderá a validade. A vacina contra a Covid-19 não pode ficar em temperatura ambiente, ela precisa ficar acondicionada em uma temperatura de 8 ºC. A técnica aspirou, mostrou para o munícipe que o imunizante foi aspirado, em seguida ela precisa voltar o frasco para a caixa térmica. O procedimento adotado pela técnica de enfermagem foi o correto, mas para garantir total transparência e lisura, estamos apurando os fatos”, disse.

Dr. Sérgio Gomes também reiterou a importância de a população participar ativamente da vacinação e fiscalizar a aplicação das doses. “As pessoas têm que continuar filmando, olhando o procedimento e ponto final”.

O prefeito Rodrigo Drable realizou uma live no fim da tarde de hoje, dia 8, esclarecendo o fato e pediu para que a população não divulgue materiais incertos que possam gerar medo nos munícipes, em um momento tão frágil. “A enfermeira segurava a ampola e a seringa quando levou a mão dentro da caixa térmica, o que foi motivo para as especulações da troca, que não ocorreu”, disse, ressaltando que pede para que os acompanhantes filmem as aplicações para que se sintam seguros, mas que quando houver dúvidas, elas devem ser esclarecidas no local.

O prefeito lembrou ainda que concentrou a vacinação no Parque da Cidade, justamente para se ter mais organização das doses e garantiu que, caso haja qualquer ato irregular por parte da equipe, as medidas cabíveis serão tomadas. “Por isso peço que filmem para se sentir seguros. Mas se tiver alguma dúvida, procure a Marlene que é responsável pela vacinação no local para esclarecimento dos fatos. A Internet tem que ser o último recurso, caso você não encontre o atendimento adequado para resolver aquele problema. Mas não podemos divulgar coisas que, as vezes  não são reais, porque além de gerar o medo, uma pessoa inocente pode ser prejudicada”, finalizou.

Deixe um Comentário