Prefeitura de Barra Mansa adota medidas para aumentar consultas oftalmológicas e volta das cirurgias

0

BARRA MANSA

Com o objetivo de aumentar o número de consultas oftalmológicas aos alunos da rede municipal e aos idosos, a Prefeitura de Barra Mansa, entregou ao Centro de Especialidade Médica (CEM) três novos consultórios. Outra meta é retomar com as cirurgias de média e alta complexidade, em parceria com o Hospital de Olhos na Santa Casa, serviço coordenado pelo oftalmologista Álvaro Salles.

Segundo a prefeitura, até o mês de março, eram realizadas aproximadamente mil consultas oftalmológicas por mês, contudo, com as medidas de isolamento social, decorrente da Covid-19, agora são realizadas cerca de 600 consultas/mês. Nos próximos 60 dias, com a possibilidade de utilização dos novos consultórios, a meta do prefeito Rodrigo Drable é triplicar o número de atendimentos, adequando o fluxo de pacientes.

De acordo com Drable, as consultas serão direcionadas ao atendimento das demandas de rotina encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programa Saúde da Família (PSF) e as Policlínicas do Nove de Abril, na Região Leste, Boa Sorte e Vila Nova. “A oferta para consultas já está sendo ampliada, seguindo o rigor de higienização e proteção determinado pelas autoridades da área da Saúde”, disse o prefeito.

Álvaro Salles destacou também que os atendimentos são previamente agendados. “Através das unidades de saúde dos bairros, daremos prosseguimento as consultas de rotina, com receituário para óculos, quando necessário, e os encaminhamentos para realização de cirurgias oftalmológicas, na Santa Casa, pelo SUS”, explicou o oftalmologista.

Alunos da rede municipal

O PSE (Programa Saúde nas Escolas), desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Saúde e Educação, retomou os encaminhamentos de alunos detectados com problemas de acuidade visual para as consultas oftalmológicas. Os procedimentos foram suspensos em março diante da pandemia do novo coronavírus.

Para garantir a máxima segurança dos alunos e seu responsável estão marcadas 50 consultas por semana. De acordo com o Secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o atendimento é agendado previamente no Centro de Especialidades Médicas (CEM). “Nosso objetivo é cuidar da saúde dos olhos dos nossos alunos já nos antecipando para o período em que for possível retomar as atividades escolares”.

Deixe um Comentário