Prefeitura abre mais uma vez postos de saúde a noite para atender mulheres

0

RESENDE

Mais uma vez a prefeitura vai abrir as unidades de saúde fora do horário comercial. Nesta quarta-feira, dia 12, as unidades de saúde estarão abertas no período de 17 às 21 horas para atender mulheres que desejam fazer o exame preventivo ou para quem deve atualizar a carteira de vacinação de algum membro da família. Desta vez, serão beneficiados moradores de sete bairros, comunidades e distritos.

Em sua segunda edição, a iniciativa será desenvolvida no postos de Engenheiro Passos, Serrinha, Morro do Cruzeiro, Itapuca, Primavera e Cidade Alegria (Caixa D’água), além da Clínica da Família.

A decisão de dar prosseguimento ao projeto se deu em boa parte por conta do sucesso da primeira edição, feita na semana passada e que fechou com um saldo positivo. Na ocasião, os postos do Manejo, Cidade Alegria (Caixa D’água), Jardim Primavera e a Clínica da Família foram os escolhidos como “piloto”. “No total, foram feitos 60 exames preventivos, 20 solicitações de mamografia e aplicadas 19 doses de vacinas variadas”, informou a secretaria de Saúde do município.

O exame preventivo tem como alvo prioritário mulheres entre 25 e 64 anos, mas a norma da secretaria de Saúde prevê atendimento a todas as mulheres que foram às unidades com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).Os procedimentos ofertados envolvem uma série de exames, que são considerados fundamentais para um diagnóstico precoce de câncer de mama e câncer no colo do útero, causando menores danos à saúde das mulheres.

O cronograma inclui o Papanicolau, teste físico das mamas e orientações do autoexame. O resultado do exame preventivo tem previsão para ficar pronto entre 30 a 45 dias e pode ser retirado pela paciente no posto de saúde onde foi realizado.

ATUALIZAÇÃO VACINAÇÃO

Além disso, os postos que ficarão abertos até mais tarde estarão também com o trabalho de atualização da caderneta de vacinação. “A ação é importante para que toda a população tenha a chance de se imunizar contra doenças como sarampo e febre amarela, por exemplo. Com essa medida, a prefeitura busca beneficiar principalmente as pessoas que trabalham em horário comercial ou que estão com a agenda muito apertada”, informa a secretaria de Saúde.

Deixe um Comentário