Prefeito ouve demanda de conselheiros tutelares sobre reajuste e vale transporte

0

BARRA MANSA

Os novos conselheiros tutelares eleitos participaram na manhã desta quinta-feira, 28, de uma reunião com prefeito Rodrigo Drable (DEM) e vereadores. Foram discutidas demandas dos eleitos, como melhoria na remuneração e concessão de vale transporte. O prefeito recebeu documentação com proposição dos conselheiros e se comprometeu a enviar mensagem ao Legislativo no dia 3 de dezembro para ser analisada. Ele esclareceu que o Conselho Tutelar é subordinado diretamente ao gabinete do Executivo e que qualquer alteração precisaria ser atrelada ao corte de despesas no setor.

“Já reduzimos significativamente os gastos do gabinete. Porém, essa decisão de reajuste precisa ser tratada em conjunto com a Câmara de Vereadores”, ressaltou. O presidente da câmara, vereador Paulo Afonso Sales, o Paulo Chuchu (SD) esteve presente e disse que é possível votar a mensagem no mês de dezembro.

Estavam presentes ao encontro, além do presidente da câmara, os vereadores Luis Antônio Cardoso (MDB), Marcos Pitombeira (PSDB), Zélio Resende Barbosa, o Zélio Show (PRTB), Maria Lúcia Moura da Fonseca (SD), Gilson de Assis Lopes (PSDB) e José Renato de Oliveira; o líder do governo no Legislativo, Felipe Fonseca, e os conselheiros eleitos para o quadriênio 2020/2024: Paola Sapedi, Denilson Rosa de Paula, Joana Dar’c, Carina Almeida e Isabela Barbosa.

O Conselho Tutelar funciona de segunda à sexta-feira, na Rua Cícero Cunha, 48, Centro, de 8 às 18 horas. Os conselheiros atuam em sistema de turnos, com equipes que trabalham de 8 às 14 horas e de 12 às 18 horas. Após esse expediente, o atendimento é realizado em regime de plantão até às 8 horas do dia seguinte. Aos fins de semana, os plantões são de 48 horas e nos feriados, de 24 horas.

Nova remessa de óculos a idosos e alunos é entregue pelo prefeito

Na Fábrica de Óculos são 4,6 mil armações de diferentes modelos disponibilizados – Paulo Dimas PMBM

Ainda na manhã de hoje  o prefeito Rodrigo Drable entregou 15 novos óculos gratuitos para alunos da rede pública e idosos de Barra Mansa. As lentes são feitas na Fábrica de Óculos, instalada no pátio da prefeitura.

O prefeito detalhou a importância de compartilhar com os demais pais e responsáveis sobre a oportunidade que os jovens receberam. “As escolas estão realizando testes de acuidade visual nas crianças e adolescentes com a finalidade de detectar possíveis problemas de visão. Mas, enfrentamos um problema sério: as consultas são marcadas e, alguns pacientes não comparecem ao atendimento. Isso é grave, pois a pessoa não resolve seu problema de saúde e ainda tira a vaga de outro. Especificamente, no que diz respeito à saúde da mulher, em 2016, a rede municipal de saúde deixou de realizar os exames de preventivo, acarretando um aumento nos casos de câncer de útero. Em 2017, quando assumimos o governo, retomamos com o procedimento. Apesar da importância, 70% das pacientes não comparecem ao exame. Situação semelhante ocorre na realização do risco cirúrgico para catarata”, detalhou Drable.

Na Fábrica de Óculos são 4,6 mil armações de diferentes modelos disponibilizados para alunos e idosos escolherem. A variedade vai desde armações coloridas e arrojadas até as mais tradicionais. A unidade tem capacidade para confeccionar até 50 óculos por dia.
O encaminhamento dos alunos ao oftalmologista é realizado por meio do Programa Educação e Saúde, onde crianças e jovens passam pelo teste de acuidade visual. Se detectado algum problema, seguem para consulta na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. É necessária a apresentação de documento que comprove matrícula e frequência na escola, assinada e carimbada pelo diretor. Na sequência, o aluno recebe encaminhamento para exame oftalmológico no Centro de Especialidades Médica (CEM). Confirmada a necessidade do uso de óculos, o aluno, acompanhado do responsável, deve comparecer a Fábrica de Óculos com a receita para a escolha da armação e a medição das lentes. Os óculos são entregues no prazo de uma semana.

Caso o interessado seja idoso é preciso que comprove baixa renda, seja morador de Barra Mansa ou esteja em situação de asilo, com encaminhamento do local. É preciso que ele passe por uma Unidade de Saúde e o diagnóstico seja dado pelo CEM.

 

Deixe um Comentário