Prefeito de Angra dos Reis vistoria obras na margem do Rio Bracuí

0

ANGRA DOS REIS

A Prefeitura de Angra continua avançando com as obras de recuperação no Bracuí, bairro que foi afetado por fortes chuvas em dezembro de 2023. Acompanhado de secretários municipais, o prefeito Fernando Jordão realizou nesta segunda-feira (18) uma inspeção em obras que estão sendo executadas no rio que corta todo o bairro.

A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas está realizando trabalhos concentrados ao longo de toda a extensão do Rio Bracuí, onde estão sendo instalados 7 km de enrocamento de pedras em suas margens, do ponto onde ele deságua até sua nascente.

Isso resultará em um total de 14 km de proteção – somados os dois lados – com uma altura de 6 metros de enrocamento, uma estrutura feita com pedras projetada para proteger taludes e canais contra a erosão ou desgaste causado pela água. Esse método tem como objetivo prevenir futuros desbordamentos do rio a partir da triplicação de sua capacidade de vazão.

– Como parte do nosso compromisso com a segurança e bem-estar dos moradores do Bracuí, estamos realizando o desassoreamento do leito do rio. é uma obra estruturante, planejada com o objetivo de restaurar o seu fluxo normal. Para isso, estamos aprofundando a calha do Rio Bracuí, permitindo que a água flua melhor, prevenindo inundações e trazendo mais segurança para os moradores da região da Beira-Rio – comentou o prefeito Fernando Jordão.

Retroescavadeiras estão sendo utilizadas para remover areia, pedras e lama do fundo do rio, com o objetivo de aumentar a profundidade do leito do rio em dois metros, o que contribuirá para proteger as margens do rio e as residências próximas.

– Estamos realizando uma obra muito importante no Rio Bracuí com a expertise de engenharia necessária para remodelar sua calha, alcançando a redução do leito do rio e sua completa limpeza. Este projeto reflete nosso compromisso em tornar o Bracuí uma comunidade mais segura e protegida – frisou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.

Adicionalmente, a reforma da Estrada Beira-Rio inclui a instalação de luminárias em postes já recolocados, melhorando assim a segurança e a qualidade de vida dos residentes. Em outra frente de trabalho estão sendo construídas novas pontes na Rua Santa Clara e na Santa Rita 1, juntamente com a criação de passarelas e a recuperação das vias adjacentes.

– Este é um investimento histórico no bairro. A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas conduziu estudos detalhados para a recuperação integral da calha do rio, envolvendo desassoreamento e a construção de contenções nas margens. Estamos falando de um esforço que se estende por quase 7 km, representando uma verdadeira transformação e recuperação do bairro – complementou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo.

 

Deixe um Comentário