Autor da Lei Municipal que prevê a oferta do canabidiol pelo SUS, em Volta Redonda, comemora resultado

0

VOLTA REDONDA
Autor da Lei Municipal 6.085/2022, que prevê a oferta do tratamento à base de canabinoides, através da Rede Municipal de Saúde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador Paulinho AP, comemora o resultado. Disse que são conquistas para mais de 400 pacientes com epilepsia refratária, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer, que não respondiam aos tratamentos convencionais algum tipo de transtorno.
Segundo o parlamentar, com o oferecimento do serviço gratuito, o município se tornou pioneiro e referência no serviço. Disse ainda que sempre acreditou na questão de fazer projetos de leis, mas eles serem colocados em prática. “Eu acho que a gente tem sempre que pensar nisso e atingir o maior número de pessoas e sempre olhando para aquelas que estão sem voz. Eu sabia que esse projeto de seria difícil, já que esse medicamento é muito caro”, disse o vereador.
CERTOS PRECONCEITOS
O parlamentar citou ainda que há certos preconceitos em relação ao uso do medicamento, mas que para mais esclarecimentos realizou uma audiência pública assim que elaborou o projeto. “A audiência foi para discutir em relação a isso e deixar bem definido. O que a gente quer, é defender na verdade o medicamento. A gente não tem competência municipal para discutir outra coisa. É sobre um medicamento natural, que não traz nenhum tipo de vício, como outros, somente benefícios. Vimos uma melhora para muitas pessoas que nos procura. Vimos também na reportagem recente do Globo Repórter”, destacou o parlamentar.
Para o vereador, esse é apenas o início. “Hoje estamos atendendo mais de 400 pessoas e a tendência é sempre crescer, mas estamos sempre esbarrando em algumas democracias, principalmente em relação à leis para estocar o medicamento ou mesmo fazê-lo no Brasil, já que atualmente ele vem do exterior”, explicou. Lembrou o vereador que se trata de um remédio que transforma a vida das pessoas, que cada vez mais podem ser beneficiadas. “O sucesso desse projeto mostrou Volta Redonda para o Brasil inteiro. É possível fazer a diferença, mesmo a cidade sendo pequena, ainda que ela é grande aqui no interior. Estamos conseguindo fazer a diferença e mostrar que a gente pode fazer diferente sempre. Isso com a união do Legislativo e o Executivo. Uma parceria”, concluiu.

 

Deixe um Comentário