Prefeito anuncia reajuste salarial para os servidores municipais de Resende

0

RESENDE

Os servidores municipais terão um motivo a mais para comemorar no final deste ano. O prefeito Diogo Balieiro Diniz anunciou nesta terça-feira, dia 21, reajuste salarial para categoria. De acordo com o chefe do Executivo,  aumento salarial será de, no mínimo, 33% para os próximos três anos, voltado para o funcionalismo público do município, não incluindo o prefeito e o vice-prefeito da cidade. O aumento será iniciado já em janeiro, com quatro ou cinco meses de antecedência ao dia 1º de maio, data base convencionada para os aumentos e reajustes. O maior aumento anunciado e registrado até então havia sido de 7%, em 2014.

Prefeito Diogo, participou de várias reuniões com Sindicato dos Servidores, secretários e vereadores de Resende -Redes Sociais

A decisão da gestão municipal acontece após uma série de reuniões com o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Resende com o objetivo de discutir melhorias salariais para os servidores. A previsão é de que 12% de aumento já sejam aplicados já janeiro de 2022 e o restante nos dois anos seguintes. Com isso, a gestão municipal garante um reajuste salarial nos próximos dois anos de, no mínimo, 33%. Além do aumento, outra melhoria anunciada na tarde desta terça-feira foi a volta da possibilidade da venda de 10 dias de férias por ano. “O aumento salarial é um desejo já antigo da gestão municipal e teve que ser adiado em virtude da pandemia e a Lei Complementar 173/2020 do Governo Federal, que proibiu o aumento de funcionários públicos durante a pandemia. A lei foi prorrogada até dezembro de 2021. O aumento, que virá de forma antecipada em janeiro de 2022, foi planejado com cautela e dentro das possibilidades do município, sem precipitações e no contexto saudável financeiramente para os cofres públicos. Hoje, a Prefeitura tem o menor número de cargos comissionados e realizou a maior contratação de servidores públicos da história de Resende: mais de 2.000 servidores, em 4 anos. Lembrando que se as finanças permitirem, esse reajuste pode ser ainda maior nos próximos anos”, destacou o prefeito.

CONCURSO PÚBLICO

O caminho percorrido até o aumento salarial do funcionalismo público compreende uma série de etapas, que tiveram início em 2017, no início da atual gestão. No primeiro ano de mandato, diversos contratos foram revistos, cortados ou refeitos, priorizando a economia e a austeridade para a retomada do crescimento de Resende. O resultado foi observado através de dívidas milionárias pagas, contas em dia e retomada da capacidade de investimento do município, em decorrência da economia gerada aos cofres públicos. “ Atualmente, o município gasta 41% da arrecadação com a folha salarial e é graças a essa austeridade e a esse baixo de percentual que esse aumento, logo após uma pandemia que afetou o planeta, está sendo possível ser anunciado. E podemos também informar, neste momento, que em 2022 anunciaremos um novo concurso público”, destacou Diogo, ressaltando mais uma novidade para o próximo ano.

Deixe um Comentário