Praça Oliveira Botelho mantém animação do carnaval de rua em Resende

0

RESENDE

A cidade de Resende que já vivia as alegrias do carnaval com os eventos previamente realizados em Campos Elíseos há duas semanas, segue com a programação oficial tendo blocos e matinês nas comunidades, eventos que terminam somente no dia 17, com o pós-carnaval e o desfile do Bloco “Que horas passa o Vicentina?”, em Campos Elíseos. A folia no município foi aberta na noite de sexta-feira, dia 9, com o Bloco da “Solidariedade”, no bairro Cidade Alegria e o Bloco das “Safadas”, no Jardim Jalisco. Mais de 500 pessoas prestigiaram os eventos, que tiveram apoio da Guarda Municipal no controle do trânsito.

O carnaval na cidade teve sequência neste sábado, dia 10, na Praça Oliveira Botelho, no Centro, onde centenas de pessoas brincaram com o apoio da Superintendência de Eventos da Prefeitura de Resende e grupos carnavalescos tradicionais do município. A folia promoveu o resgate do carnaval de rua no Centro Histórico. A programação a partir das 14 horas possibilitou que a Praça Oliveira Botelho recebesse famílias e até visitantes de cidades vizinhas. Mesmo sob o forte calor, crianças e adultos brincaram o carnaval ao som de marchinhas e se misturaram aos integrantes dos Blocos “Banho é Luxo” e “Saudades Daquele Tempo”, contagiados pela bateria do Bloco do “Brega”.

Francisco da Silva incentivou o banho com seu bloco na Praça

DUCHA NA PRAÇA

O Bloco Banho é Luxo instalou o objeto símbolo da agremiação na Praça: um chuveiro. “Criamos esse bloco com o intuito de levar alegria para nossa comunidade, sendo aberto a todos que chegam para brincar o carnaval. Instalamos um chuveiro, verdadeiro, mostrando que banho é luxo para muita gente e para nós serve aqui, na praça, como fonte de frescor e alegria. O carnaval em Resende estava vivo, o povo não permite que essa tradição acabe e sempre estaremos aqui, anualmente, levando essa alegria para nossa saudosa Praça Oliveira Botelho”, disse Francisco Carlos da Silva, presidente do Banho é Luxo, do Alto dos Passos, que explicou o nome do bloco. “Em janeiro de 2009 estávamos no Alto dos Passos e um amigo chegou, uma semana antes do carnaval, com uma caixa de sabonetes e outro amigo fez uma ducha pra nós. Daí gerou o nome do nosso bloco. Nas nossas apresentações montamos um chuveiro e brinca, toma banho quem desejar. Passamos o ano realizando eventos para angariar recursos para nossas camisas e no carnaval somos só alegria. O povo não deixa essa tradição morrer”, frisa o criador do bloco que foi o primeiro a incentivar, literalmente, o banho na praça, neste sábado.

O Bloco Saudades Daquele Tempo desfilou neste sábado

SAUDOSISMO NO CARNAVAL

O Bloco “Saudades Daquele Tempo” contagiou a Praça Oliveira Botelho, descendo a ladeira da Rua 15 de Novembro, após a concentração na Praça do Centenário. A entidade carnavalesca organizada por Cesinha, Shirley, Márcia, Jorge, Rosino, Isabel e Heloísa manteve a alegria das marchinhas na praça, antecedendo a matinê com som mecânico. A passista Adriana Oliveira de Jesus, moradora de Itatiaia, foi conhecer o carnaval de rua em Resende. “Amo o carnaval, fui convidada por um amigo pra conhecer e vim sambar com esta roupa de passista que fiz inspirada em mim mesmo. Estarei em Resende durante os quatro dias, com muita alegria”, disse a jovem que esbanjou alegria dividida com o aposentado Moacir Mendonça Mariano, que também veio da cidade vizinha de Itatiaia para sambar na Praça Oliveira Botelho. “Já fui mestre-sala, há uns 15 anos, em Itatiaia. Em meio à toda esta violência e crise do nosso país, nada melhor que o carnaval diurno. Me orgulho muito de vir pra cá, curtir esta festa e sambar bastante”, comentou.

Os amigos Moacir e Adriana aproveitaram o carnaval em Resende 

PROGRAMAÇÃO

O sábado de carnaval em Resende conta ainda com matinê na Cidade Alegria, desfile de bloco em Engenheiro Passos e som mecânico na Vila da Fumaça. Confira a sequência da programação de Resende e distritos. Em Resende: Segunda – dia 12 – Bloco das Piranhas: 14h – Bloco das Piranhas – Concentração às 14h em frente ao Shopping São Carlos (antiga cerâmica), de onde o bloco sairá para o Parque das Águas; Terça – dia 13 – Matinê – Parque das Águas, às 15h; Praça da Matriz – 16h – Rancho Carnavalesco Chuveiro de Prata, 17h – Bloquinho; Pós-Carnaval – dia 17: Bloco “Que Horas Passa o Vicentina?”, com apresentação às 14h, em Campos Elíseos.

DISTRITOS 

A programação segue também nos distritos. Em Engenheiro Passos, na Praça São Benedito: Domingo, dia 11: 16h – Matinê com som mecânico; 17h – Concurso de Fantasia Infantil; 18h – Bloco dos Mendigos com a Banda Estação da Alegria (concentração em frente ao Sacolão); 21h – Som mecânico. Na segunda, dia 12 – 18h – Bloco das Torcidas com a Banda Estação da Alegria (concentração em frente à Escola Municipal do distrito); 20h – Bloco Dita Cuja com a Banda de Marchinhas de Queluz/Cruzeiro (Centro). Na terça, dia 13 – 18h – Bloco das Piranhas com a Banda Estação da Alegria (concentração em frente à Escola Municipal do distrito). Concurso da piranha mais bonita e som mecânico; 20h – Concurso da Miss Piranha e Mister “Homi”.

E na Vila da Fumaça – Até terça-feira, dia 13 – som mecânico na Praça, a partir das 17h.

Os blocos desfilaram neste sábado de carnaval

 

A bateria do Bloco do Brega animou os foliões

Deixe um Comentário