Potencial turístico do interior é destacado por Tutuca durante evento em Roma

0

ROMA/SUL FLUMINENSE

Os destinos turísticos do interior do Estado, como Costa Verde, Vale do Café e Agulhas Negras, foi destacado pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, em Roma, na Itália, nesta terça-feira, 5. O secretário se reuniu com representantes do setor turístico italiano, na sede da Embaixada do Brasil, em um evento promovido pela secretaria e TurisRio, voltado para operadores de turismo, companhias aéreas e autoridades do trade turístico.

Tutuca disse que o Estado do Rio tem uma peculiaridade, que é reunir diversas regiões diferentes a poucos quilômetros da capital. “Em poucas horas o visitante consegue se descolar da capital para regiões como a Costa Verde, de praia, de Resende, com belíssimas cachoeiras, ou para o Vale do Café, com suas fazendas históricas”, falou o secretário.

Toda a estrutura turística do Estado, que atualmente possui 3.257 meios de hospedagem, mais de 750 transportadoras turísticas, 894 empresas organizadoras de eventos, 4.762 agências de turismo e mais de dez mil guias disponíveis para a melhor experiência do estado, foi apresentada pelo secretário. A Segurança também foi outro ponto destacado por Tutuca, que expôs investimentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, na ordem de R$ 1 bilhão nas forças de segurança.

O secretário ainda citou a aquisição de Sistema de Videomonitoramento Urbano, câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas que serão instaladas nas vias expressas da capital, túneis e na orla carioca. As potencialidades na recepção de eventos de inovação, tecnologia, negócios e cultura como o Web Summit, Rio Innovation Week, Laad Defence & Security, World Surf League e Rock in Rio foram alguns destaques.

Além disso, a escolha do Rio de Janeiro para sediar o G-20 no próximo ano foi ressaltada. Nesse encontro estarão presentes chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo e acontecerá pela primeira vez no Brasil. O carnaval não poderia deixar de ser ressaltado por Tutuca, pois o Rio, por exemplo, no ano passado, teve uma média de 96% de ocupação hoteleira.

No quesito malha aérea e atração de novos voos, o Rio de Janeiro coleciona novidades. A ITA Airways já anunciou o início das vendas de passagens para sua mais nova rota intercontinental, que irá conectar Roma ao Rio de Janeiro, diariamente. A British Airways terá mais dois voos de Londres para o Rio, passando a operar diariamente a rota Londres – Rio – Buenos Aires (patamar pré-pandemia). Já a TAP terá mais dois voos semanais Rio – Lisboa, chegando à frequência de 12 por semana. O número já é maior do que o de voos em 2019 (pré-pandemia). A empresa tem ainda dois voos semanais para a cidade do Porto. A partir de março de 2024, no verão Europeu, terão mais dois voos partindo de Lisboa, chegando a um total de 14.

Há a negociação com outras companhias aéreas para ampliação de voos com destino à capital.

 

Deixe um Comentário