Porto Real e Quatis aguardam remessa de vacinas por transporte terrestre conforme logística definida pelo Governo do Estado

0

AGULHAS NEGRAS

Desde às 6 horas desta terça-feira, dia 19, o Governo do Rio de Janeiro realiza a distribuição das vacinas contra a Covid-19 a todos os 92 municípios do estado. As doses estão sendo transportadas em vans, caminhões e em helicópteros da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para que os lotes com o imunizante cheguem ainda hoje a todas as cidades fluminenses.

A Secretaria de Estado de Saúde mobilizou equipes técnicas para organizar a estrutura de distribuição das vacinas, além de concluir a entrega de seringas e agulhas aos municípios. As cidades receberam doses da vacina de forma proporcional à população para atendimento aos grupos prioritários, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização. A orientação é de que todos os municípios iniciem a vacinação no máximo até a quarta-feira, dia 20.

Nas Agulhas Negras, as vacinas da CoronaVac chegaram por transporte aéreo com helicópteros do Corpo de Bombeiros em duas cidades: foram 1.807 doses para a Secretaria Municipal de Saúde de Resende e outras 325 doses para a Secretaria de Saúde de Itatiaia. Faltam ainda a entrega de remessas para os municípios de Porto Real e Quatis.

A reportagem do A VOZ DA CIDADE foi informada de que os municípios constam na relação de entregas via transporte terrestre. As doses da CoronaVac produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo, devem chegar à região até o fim da tarde desta terça-feira. Em Quatis, o Governo do Estado deve destinar 220 doses da vacina: 107 doses na primeira fase, sendo 98 para atender os 34% dos profissionais da saúde. Nesta fase a cidade deveria vacinar uma pessoa com deficiência institucionalizada e outras oito pessoas com idade acima de 60 anos, porém a rede não conta com pacientes nestas condições e as doses serão remanejadas para a fase 2.

Cláudia de Sá Xavier Monteiro, secretária municipal de Saúde de Quatis, afirmou que a imunização vai começar na quarta-feira, dia 20, às 10 horas, como definido pelo Ministério da Saúde. “Serão repassadas 220 doses sendo a primeira dose entregue até terça-feira e a outra metade em até 11 dias, a segunda dose. Como o número do quantitativo dessa primeira fase é menor será uma vacinação volante. Nas fases seguintes, com um número maior de imunização serão mobilizados os postos de saúde”, disse.

Já em Porto Real serão 570 doses, totalizando 285 doses na primeira fase a maior parte para os 34% de profissionais da saúde, uma pessoa com deficiência institucionalizada e 12 pessoas acima de 60 anos. “Porto Real seguirá o Plano Nacional de Vacinação, com previsão de iniciar a imunização na quarta-feira, às 10 horas, no Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis. Seguindo os critérios do Ministério da Saúde, a primeira etapa da vacinação vai priorizar os profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento de enfrentamento contra o coronavírus. A segunda dose deverá ser aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira aplicação. A campanha será ampliada aos demais grupos prioritários, conforme o Ministério da Saúde disponibilizar mais doses”, informa a Prefeitura de Porto Real.

 

Deixe um Comentário