Portadores de lúpus poderão receber gratuitamente filtro solar em Resende

0

RESENDE

O Plenário aprovou, por unanimidade, a indicação do vereador Edson Miranda Vieira, o Peroba (Avante) visando garantir ao portador de lúpus acesso a bloqueadores, filtros e protetores solares necessários ao controle da doença na rede pública de saúde. A propositura do parlamentar foi oficializada ao prefeito Diogo Balieiro Diniz para apreciação.

Ao argumenta a proposta do estudo de viabilidade, o vereador Peroba, afirma que o uso de filtros e de protetores solares é imprescindível para o controle do lúpus. Ele justifica o pedido, lembrando que o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica de causa desconhecida, onde acontecem alterações fundamentais no sistema imunológico da pessoa. “Um paciente que tem LES desenvolve anticorpos que reagem contra as células normais, podendo, consequentemente, afetar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. As manchas, lesões e úlceras orais são provocadas pela sensibilidade ao Sol e luz. Os pacientes com fotossensibilidade devem evitar a exposição ao Sol e fazer uso diário e intermitente de filtros solares. Por isso, é importante a distribuição gratuita dos bloqueadores na rede pública de saúde”, explica o parlamentar.

Em outra indicação, Peroba sugeriu ao governo municipal a inclusão do teste do zika vírus, no exame pré-natal, no município. Ele explica que o exame é de suma importância, pois o zika vírus é uma doença que assusta, principalmente as grávidas. Fazer este exame no pré-natal é fundamental. Considerando que nos postos de saúde, a gestante que chega com sintomas do zika, faz o exame específico da doença, e caso positivo, o bebê que ainda está na barriga se torna um caso sob risco de microcefalia e como muita gente não têm sintomas, é muito importante a prevenção através do exame ecografia”, explica o parlamentar.

MÉDICO PSIQUIATRA PARA POLICLÍNICA

O vereador Edson Peroba pediu a Prefeitura de Resende que disponibilize um médico psiquiatra na Policlínica do bairro Cidade Alegria. Ele explica que a medida visa solucionar a carência de atendimento nesta área, na saúde pública do município. “Vale ressaltar que a função do psiquiatra é fazer o diagnóstico, o tratamento, a prevenção e o controle de variados transtornos mentais. Em primeiro lugar, destaco que a psiquiatria não é especialidade para tratamentos de loucos, por questões culturais, essa ideia foi bastante difundida nos séculos passados”, ressalta.

Deixe um Comentário