População está mais confiante em denunciar ações criminosas na região Sul Fluminense

0

SUL FLUMINENSE

Um relatório elaborado pela equipe do Disque Denúncia sobre um comparativo do primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, mostra que a população está mais confiante em denunciar ações criminosas na região Sul Fluminense. O A VOZ DA CIDADE teve acesso a análise, que apurou registros em cinco cidades, que mostra um percentual significativo e que contribui com o trabalho das forças de segurança para identificar e localizar envolvidos nos mais diversos tipos de delitos.

Os municípios pesquisados foram Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda. O documento consta dados quantitativos de denúncias anônimas recebidas pela Central Disque Denúncia do Instituto MovRio.

Em Barra Mansa foram 183 este ano contra 147 ano passado. Neste ano de 2022, 42,08% foram relacionadas ao tráfico de drogas e na sequência, 12,02% ligadas a maus-tratos contra animais.  Também houve denúncia sobre poluição do ar, uso ilegal de serviços públicos, violência contra idoso, localização de foragido da Justiça, porte de arma, entre outros. Segundo apurado pelo A VOZ DA CIDADE, os bairros mais denunciados foram: Vista Alegre, com 41 denúncias, seguido do Getúlio Vargas, com 12 e Ano Bom, com 11. Os demais foram Nossa Senhora do Amparo, Paraíso, Colônia Santo Antônio, Morada do Vale, Mangueira, Roselândia e Siderlândia, respectivamente.

Já em Resende, foram 183 denúncias este ano contra 147 no mesmo período do ano passado. O tráfico de entorpecentes também ficou entre os assuntos mais apontados, com 47,13%, seguido também de maus-tratos contra animais, com 13,79%. Chama atenção que a violência contra o idoso, neste município, ficou em terceiro lugar, com 10,34% de denúncias. Violência contra mulher teve 4,6% e blitz de assaltantes com 1,15%.

Os bairros mais denunciados de Resende foram Jardim Aliança, o distrito de Engenheiro Passos, Itapuca, Paraíso, Cabral, São Caetano, Jardim Brasília, Lava Pés, Santa Isabel e Vila Julieta.

Em Barra do Piraí, foram 67 denúncias ano passado e duas a mais este ano, somando 69. Tráfico de drogas, maus-tratos contra animais e violência contra idosos também ocuparam as três primeiras pontuações, com, respectivamente, 60,87%, 13,04% e 7,25%. Os bairros mais denunciados foram Vila Helena, Centro, Coimbra, Química, Areal, Califórnia, Muqueca, Chalet, Ipiabas e Metalúrgica.

Diferente das outras cidades, em Volta Redonda, houve uma queda no número. Foram 177 ano passado e este ano, 137 no mesmo período. Tráfico também está entre os assuntos mais denunciados conforme os municípios anteriores, com 21,9%. Entretanto, maus-tratos contra animais nesta análise está em terceiro lugar, com 9,49%. Quem ocupa o segundo lugar nesta cidade são denúncias sobre uso ilegal de serviços públicos, com 16,6%. Os bairros mais denunciados são: Vila Santa Cecília, Retiro, Água Limpa, Jardim Vila Rica/Tiradentes, Roma, Santo Agostinho, Ponte Alta, Siderlândia e Açude.

O município de Angra dos Reis também apresentou uma queda em 2022 de aproximadamente 68% em número de denúncias comparando com o mesmo período do ano anterior. Denúncias de tráfico de drogas caíram mais de 30% no município. “Podemos dizer que a população angrense tem uma grande participação no combate ao crime, ajudando com informações anônimas que são passadas a Central Disque Denúncia do Instituto MovRio. Essa Parceria entre prefeitura e Disque Denúncia, que começou em maio de 2018, já registrou mais de cinco mil denúncias do município”, informou a equipe ao A VOZ DA CIDADE, por meio de nota.

“Desde o início do convênio com a Prefeitura de Angra dos Reis, já foram presos 193 criminosos e 53 foram autuados. 67 pistolas, 13 revólveres, 12 fuzis e 23 granadas foram tiradas das mãos de bandidos, e mais de meia tonelada de drogas foram apreendidas só no município de Angra através de informações anônimas”, completou a nota.

Todas as informações são encaminhadas para as unidades do Sul Fluminense da Polícia Militar e da Polícia Civil, onde são apuradas e checadas. Contribuir para a redução da criminalidade ajuda a sociedade a viver em um ambiente mais seguro e as denúncias podem ser feitas através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local), pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” ou ainda pelo site do Disque Denúncia. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

Deixe um Comentário