População de Rua participa do ‘Café da Tarde’ em Resende

0

RESENDE

Moradores de rua participam nesta terça-feira, dia 26, de uma programação especial inédita de carnaval, o “Café da Tarde”, promovido pela Prefeitura. O encontro acontece às 15 horas, na Praça dos Expedicionários, no bairro Paraíso.

A ação, que acontece toda última terça-feira do mês, no mesmo local, é organizada pelas Secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos. Desta vez, o encontro contará com ornamentação temática, música, tendas informativas sobre os serviços oferecidos à população em situação de rua, distribuição de preservativos e ações de saúde, além do lanche. O “Café da Tarde” é realizado desde abril do ano passado, e já recebeu temas de festa junina e Natal.

Segundo a coordenadora do Programa Consultório na Rua, a assistente social Joelma de Faria Nicolau Orlando, a programação carnavalesca tem o objetivo de garantir a inclusão desta parcela da população também durante o período festivo. “O intuito é propiciar a interação entre a população de rua e os moradores da região. Promovemos a ação para que esta camada da sociedade seja vista e cuidada. Será uma tarde com distribuição de lanches bastante animada! Os foliões serão as pessoas em situação de rua, os profissionais das áreas de saúde e assistência social, parceiros da comunidade, religiosos e os moradores da localidade. Todos que queiram participar do evento serão bem-vindos. A atividade faz parte do processo de ressocialização, visto que o convívio nas datas comemorativas é um estímulo para novas perspectivas de saída das ruas”, disse Joelma, reforçando que o Paraíso concentra a maior parte destes moradores.

A coordenadora informou que, paralelamente, haverá duas tendas voltadas à divulgação dos trabalhos desenvolvidos para a população de rua, além da oferta de serviços, tais como: aferição de pressão arterial, medição de índice glicêmico, distribuição de preservativos, entre outros. “Terá uma roda de conversa com os moradores, visando identificar as demandas de saúde e assistência social. A intenção é que este formato de abordagem se desdobre nos atendimentos já oferecidos pelas secretarias”, salientou.

CONSULTÓRIO NA RUA

Atualmente, de acordo com Joelma de Faria, existem aproximadamente 150 pessoas sendo acompanhadas pelo programa Consultório na Rua, inclusive gestantes. Em média, são atendidos 20 moradores de rua por dia, sendo predominante o sexo masculino. As abordagens acontecem de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Todas as segundas e quartas, há acompanhamento noturno também. A equipe itinerante é constituída por profissionais de assistência social, psicologia e enfermagem.

Recentemente, o programa recebeu uma van exclusiva para o atendimento. “O veículo possibilitou a ampliação do atendimento e mais autonomia para a realização das atividades, potencializando o cuidado em saúde desta população”, finalizou.

Deixe um Comentário