Pinheiral ganha reservatório com capacidade para armazenar um milhão de litros de água

0

PINHEIRAL

O grande e antigo problema dos moradores de Pinheiral com o abastecimento de água pode começar a ser resolvido. Na quarta-feira, dia 12, a Rio+Saneamento deu início às operações do Reservatório Morro do Cruzeiro que tem a capacidade de armazenar até um milhão de litros de água. O novo equipamento vai beneficiar cerca de 11 mil habitantes de vários bairros da cidade. Essa não é a única novidade para o município, na próxima semana serão iniciadas as negociações da Rio+Saneamento com a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) para reativação de duas estações de tratamento de esgoto e também para implementação de uma nova rede de coleta e tratamento na cidade.

Construído há 16 anos e sem nunca ter sido utilizado, o Reservatório Morro do Cruzeiro passou por uma reforma completa antes da retomada das operações. Foram realizados serviços de pintura, limpeza, restauração e impermeabilização da estrutura, além da substituição de válvulas e registros, para proporcionar uma maior segurança à operação de armazenamento e distribuição de água tratada. Inicialmente, na primeira fase da reativação do reservatório, serão beneficiados dois bairros: Cruzeiro e Chalet. Nas etapas seguintes, outras localidades de Pinheiral serão atendidas. A medida reduzirá a dependência de bombas para auxiliar na distribuição de água para os pontos mais afastados da cidade.

O diretor-presidente da Rio+Saneamento, Leonardo Righetto, explica que com o reservatório em funcionamento, os moradores desses bairros terão seu abastecimento mantido com a água reservada, por até 8 horas, tempo em que a grande maioria das medidas para retomada do abastecimento são concluídas. “É um equipamento que vai conferir mais segurança operacional em caso de eventuais paralisações no sistema já que guarda uma reserva de água para manter o abastecimento até que uma manutenção seja feita. Esse reservatório tem uma importância tremenda para cidade, era uma demanda antiga do município e em menos de um ano conseguimos entregá-la. Foi um esforço concentrado que vale um reconhecimento da equipe de engenharia e da operação da Rio+Saneamento que fez com que esse trabalho fosse concluído o mais rápido possível”, disse.

O Prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, acrescenta que esse foi o primeiro pedido feito pela prefeitura a Rio+Saneamento quando a concessionária assumiu as operações na cidade. “Essa solicitação foi realizada com o objetivo de melhorar o abastecimento de água para população e amenizar o sofrimento com a falta de água, principalmente durante o verão. Estamos muito esperançosos que esse reservatório vai ajudar e muito nessas situações”, afirmou.

Lucilene ferreira mora no bairro do Cruzeiro há mais de 20 anos e ficou feliz em poder presenciar a tão esperada reinauguração. “Ficávamos dias sem água, para conseguir fazer as atividades básicas do dia a dia, como cozinhar e tomar banho, tínhamos que buscar água na mina e armazenar da chuva. Tem muito tempo que estamos esperando por isso, agora estou animada e espero que a situação melhore”, falou.

O presidente da Associação de Moradores dos bairros Cruzeiro I e II, Ronilton Assis, conta que a população, que já chegou a ficar quase um mês sem água, comemora a nova conquista. “Esse era um pedido muito antigo nosso. A comunidade sofreu demais pela falta de água. Creio que agora o novo reservatório vai proporcionar aos moradores mais qualidade no abastecimento”, falou.

A unidade de armazenamento do Morro do Cruzeiro será a terceira em operação no sistema de abastecimento de água do município. Além dela, estão em atividade os reservatórios do Jardim Real e da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pinheiral, localizada no bairro Bela Vista.

TRATAMENTO DE ESGOTO

Essa não é a única novidade para o município. Na próxima semana a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e a Rio+Saneamento anunciarão o início dos investimentos na estação de tratamento de esgoto de Pinheiral. “Vamos reativar duas estações de tratamento de esgoto da cidade que ficam no Jardim Real I e II, que há muito tempo não operam e já estamos com os projetos em execução pra nova rede de coleta e tratamento de esgoto. Temos uma previsão de investimento nos próximos quatro anos de mais de dez milhões de reais no município, considerando investimentos, tanto na coleta de tratamento de esgoto, como também na continuidade da melhoria do abastecimento e redução de perdas de água”, falou.

O prefeito, Ednardo Barbosa, ressalta que os investimentos no saneamento básico trarão inúmeros benefícios para cidade. “Estamos muito felizes e ansiosos por esse anúncio. Além de todos os benefícios para população e para o meio ambiente, esse investimento lá na frente vai ajudar também na arrecadação do ICMS verde que o município vai passar a receber e isso é um somatório de investimentos que só ajuda a cidade”, falou.

Deixe um Comentário