Pesquisadora da UFF-Niterói faz estudo inédito sobre o MEP de Volta Redonda

0

Desafiador, em meio aos caos eleitoral, Camila Faria Pançardes, doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói, esteve esta semana ontem na sede do Movimento Pela Ética na Política (MEP), em Volta Redonda. O objetivo foi obter dados para entrevista e coleta de dados para sua pesquisa sobre movimentos sociais e suas relações com os governos do PT.

No início da entrevista, os conselheiros informaram que o estudo pela pesquisadora focado na área de assistência social é inédito para o MEP, contudo, lembraram de que há outras monografias, dissertações e teses sobre outros temas direcionados ao Movimento. Camila, explicou que atores ligados ao Movimento Nacional Fé e Política, em âmbito local, regional e nacional, também foram ouvidos, tendo em vista a relação direta com a Igreja Católica do Brasil.

Ainda de acordo com a pesquisadora, como o MEP nasceu também na esteira das relações da Igreja Católica, via comunidades eclesiais, movimentos e a sociedade acharam por bem ouvi-los e buscar entender a dinâmica diferenciada da atuação do Movimento.  “Assim, apresentei- documentos e resumidamente, aqui pontuo as três fases que marcam a atuação do MEP até o presente momento, a Estruturação e reconhecimento pela sociedade (1997 a 2000), Conquistas, ampliação e serviços (2001 a 2012), e Avanços e retrocessos ( 2013 a 2018).

Coletados os dados, a pesquisadora disse que manterá contato permanente com o Movimento em Volta Redonda, como ofereceu ainda para ser voluntária no MEP.

 

 

Deixe um Comentário