Pesquisa apontará políticas públicas para jovens de Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Reunir informações para contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas para jovens de Volta Redonda. Esse é o objetivo da prefeitura, através da Coordenadoria da Juventude (Coordjuv), que lançou na última segunda-feira, 30 de maio, a primeira pesquisa da juventude. A ação, denominada “Juventude em Dados”, será realizada em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). A previsão é que o trabalho fique pronto em agosto, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Juventude.

Estudantes voluntários da UFF aplicarão a pesquisa a partir desta quarta-feira, 1º. Eles são dos cursos de Administração Pública e Direito. A realização contará com apoio das secretarias municipais de Cultura (SMC) e Educação (SME), da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Serão feitas visitas às comunidades com o auxílio das associações de moradores e coletivos locais. O público-alvo é formado por jovens entre 15 e 29 anos.

Após coletar as informações, será feito um levantamento de dados socioeconômicos e escolaridade. O resultado do questionário poderá ser acessado pelo www.juventude.voltaredonda.rj.gov.br. “O objetivo é fazer este levantamento que vai nos basear na criação de políticas públicas para os jovens de Volta Redonda. Queremos ser o elo entre os grupos, coletivos de jovens e o Poder Público. Este trabalho surgiu da dificuldade em conseguir ter acesso a indicadores. Por exemplo, sabemos sobre o grande índice de evasão escolar. Com o trabalho do Centro Oportunizar soubemos que muitos jovens não possuíam os documentos básicos, por exemplo. O jovem está afastado da administração pública. E esta pesquisa vai ser um grande avanço”, afirmou a coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez.

Os jovens estudantes que atuarão aplicando a pesquisa estarão devidamente identificados com crachás, com nome e foto. As informações coletadas serão restritas a nome completo, bairro e telefone, caso o participante tenha interesse em informar. Não é solicitado nenhum tipo de documentação, nem mesmo tirar foto das mesmas. O participante ainda deve assinar um termo de consentimento.

 

Deixe um Comentário