Pássaros em condições precárias são resgatados pela PRF e soltos em Barra Mansa

0

BARRA MANSA
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) de Barra Mansa reinseriu 81 pássaros silvestres ao seu habitat natural, na manhã desta sexta-feira, 16. A ação foi um desdobramento de um flagrante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorrido na noite de ontem. A PRF encaminhou a ocorrência para a Polícia Civil, que solicitou ajuda municipal para avaliação veterinária e possível soltura dos animais.
No total, foram apreendidos 103 pássaros, sendo 93 Trincas-ferros, cinco Tico-Ticos, dois Tiês-pretos, um Tiê-sangue, um Azulão e um Boiadeiro. Devido às más condições em que eram mantidos, 22 não resistiram, sendo 20 Trincas-ferros, um Tiê-preto e um Tico-tico. Por esse motivo, apenas 81 animais foram libertados hoje na natureza.
Os animais foram localizados na noite de quinta-feira, 15, em uma fiscalização na Rodovia Presidente Dutra. Eles estavam em um carro em pequenas gaiolas, sem água e sem comida, em condições precárias. A avaliação clínica foi realizada pelo veterinário da Vigilância Ambiental de Barra Mansa que permitiu a soltura dos animais e sua volta ao meio ambiente.
O gerente de Fiscalização da SMMADS, Felipe Rodrigues, disse que ações como esta coíbe o crime ambiental, o tráfico e os maus-tratos aos animais. “Caso encontre algum animal em situação precária, as denúncias podem ser feitas para a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ou para os demais órgãos públicos”, ressaltou, lembrando que o contato com a Secretaria de Meio Ambiente pode ser feito através dos telefones (24) 2106-3408 ou (24) 99923-7641 – WhatsApp.