Parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia será reaberta no próximo dia 5

0

ITATIAIA

A parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia vai reabrir para visitação no próximo dia 05. A notícia foi divulgada no Diário oficial da União na última quarta-feira, dia 29, em documento assinado pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero de Giorge, responsável pelo parque. A reabertura será gradual e terão que ser obedecidas as regras de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19). A unidade de conservação estava fechada desde o dia 17 de marco, por conta da pandemia.

Segundo a direção do parque, o número de visitantes será de 40% da capacidade total e os ingressos podem ser adquiridos pela internet, para que seja evitada aglomeração na entrada.

A cachoeira Véu da Noiva é um dos atrativos da parte baixa do Parque-Arquivo VC

Apenas penas a parte baixa da unidade de conservação poderá ser visitada. Ela fica no Estado do Rio de Janeiro e entre as atrações estão: as cachoeiras Véu de Noiva e Itaporani; Piscina do Maromba; Pedra da Fundação. Centro de Visitantes; Mirante do Último Adeus; Trilha dos Três Picos e o Lago Azul. O turista não poderá tomar banho em rios, cachoeiras, duchas coletivas e lagoas. Já os restaurantes e museus terão que manter as portas e janelas para circulação do ar. A parte do parque que fica no Estado de Minas Gerais ainda não será reaberto, já que ainda não foi autorizada a visitação turística. Também ainda não existe a previsão da reabertura da parte alta da unidade.

A rotina da unidade de conservação será modificada, uma vez que funcionários e visitantes terão que se adequarem as novas regras. No período de adaptação, o parque será adequado com placas de sinalização com as orientações e estruturas para disponibilizar materiais de higiene. Os visitantes terão que respeitas as regras de prevenção a serem adotadas. Entre elas, o uso de máscara em todo parque; distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa; uso de álcool e álcool gel para limpeza de objetos e das mãos; equipamentos de proteção individual compartilhados só podem ser usados após desinfecção; mesas e cadeiras precisam ser mantidas com isolamento de dois metros e higienizadas antes do uso; jornais, revistas, panfletos e livros dos locais devem ser removidos para evitar a transmissão do vírus; transportes terrestres e aquaviário de visitantes devem priorizar a ventilação natural e, ao final de cada viagem, ser desinfectados e respeitar a capacidade de lotação e evitar aglomerações.

PARQUE

O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937. Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como pólo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos do parque.(Fonte ICMBio).

Deixe um Comentário