Paraty é destaque em ações e projetos esportivos

0

PARATY

A Prefeitura de Paraty tem investido no esporte e lazer como ferramenta social, de inclusão, e transformação. Entre as ações, estão aulas para crianças e adolescentes nas mais variadas modalidades, reforma e melhorias dos espaços para atividade esportiva, além da promoção de eventos no município, que garantem o desenvolvimento da economia e do turismo.

O secretário de Esporte e Lazer de Paraty, Fabrício  Oliveira da Silva, fez um balanço sobre as ações e serviços ofertados à população, assim como os últimos investimentos realizados e as projeções para os próximos meses.

Só em 2022, Paraty alcançou metas importantes, como o Programa Brinca Comigo, que foi ampliado para mais comunidades e acontece de forma contínua aos fins de semana; o Programa Viva Saudável, que teve um aumento de público;  o Programa Escola + Esporte que foi implantado em mais comunidades, dobrando os beneficiados; e o Programa Patrimônio de Todos, com o início da reforma do prédio da Secretaria de Esporte.

– O esporte paratiense era restrito a poucas modalidades. Nunca tivemos núcleo esportivo nas costeiras. Hoje atendemos a Ponta Negra e a Praia do Sono. Além disso, tem o campeonato caiçara. O prefeito Luciano Vidal pediu para que fossem priorizadas as crianças e para diversificarmos as modalidades esportivas. Hoje Paraty conta com diversos núcleos esportivos e é rota para grandes eventos, como corridas internacionais com a participação de 28 países. Vamos ter futuramente eventos de motocross, ciclismo, atletismo e jiu-jitsu. Nosso objetivo é abraçar todas as modalidades e oferecer o melhor para o paratiense. Paraty volta para o calendário esportivo do Brasil e do mundo. Estamos no caminho certo. – explicou Fabrício de Oliveira

Escola + Esporte

Atualmente, o Programa Escola + Esporte acontece em 34 núcleos, atendendo mais de 5 mil alunos de 6 a 17 anos, no contraturno escolar. São oferecidas diversas modalidades, onde o estudante escolhe aquela que ele tem mais aptidão, podendo fazer várias atividades. O município também oferece os uniformes.

A inclusão também é um ponto importante no programa. O município vem avançando com as ações para crianças autistas e PCD, buscando parcerias e procurando atender a esse público. O atletismo, que começou com apenas três crianças, hoje conta com 40 participantes, sendo cinco deles autistas.

O programa já tem apresentado excelentes resultados. Alguns jovens atendidos pelo programa já participam de competições, inclusive uma das alunas do projeto, Sofia, se tornou atleta profissional, com passagem pelo Fluminense e hoje atua no Grêmio.

– O programa dá opção para as crianças poderem praticar o esporte que elas desejam, que elas se veem como atletas. Temos vários exemplos de sucesso. Tivemos atletas do futebol feminino que demonstraram grande desenvolvimento. Entram no projeto inexperientes e saem com a possibilidade de se tornarem atletas profissionais. Para isso, a gente realiza eventos pela Secretaria.  O futsal estava parado no município e agora estamos resgatando, assim como o circuito de canoa caiçara – explicou o secretário de Esporte e Lazer de Paraty, Fabrício de Oliveira.

Hoje o Escola + Esporte acontece nos bairros Barra Grande, Caborê, Chácara, Condado, Ilha das Cobras, Ilha do Araújo, Mangueira, Pantanal, Ponta Negra, Praia do Sono e São Roque, com aulas de funcional kids, basquete, futsal, vôlei, atletismo, futebol de campo (femino e masculino), xadrez, xadrez, futebol society, jiu-jitsu, futevôlei, vôlei de areia e futebol de areia. Em breve será incluído o beach tênis no novo Centro Esportivo da Mangueira.

Além dos núcleos da Secretaria de Esporte e Lazer, os alunos também contam com outros núcleos que recebem o apoio da Gestão Municipal, onde são ofertadas aulas de capoeira, futebol de campo, futebol, atletismo, tênis e jiu-jitsu. As atividades acontecem nos bairros Chácara, Barra Grande, Pontal, São Roque, Trevo, Sertão do Taquari, Cabral e Paraty Mirim.

As inscrições devem ser feitas na própria Secretaria de Esporte e Lazer, localizada na Rua Manoel Walfrido, nº 39, no bairro Chácara.

Programa Viva Saudável

Pensando em oferecer qualidade de vida para as pessoas com mais de 18 anos, a prefeitura implantou o Programa Viva Saudável, com aulas diárias de funcional e yoga, em oito bairros da cidade.

O programa começou no Pontal e hoje é realizado na Barra Grande, Jabaquara, Pantanal, Mangueira, Corisco, São Roque e Sertão do Taquari. Atualmente, 500 pessoas são beneficiadas com a iniciativa.

Atualmente, o núcleo do Pontal é especial para a Melhor Idade e atende 100 idosos. Além das atividades físicas, o grupo realiza atividades sociais, como viagens, festas e até arraiá.

As inscrições são na Secretaria de Esporte e Lazer.

Programa Patrimônio de Todos

Os equipamentos esportivos da cidade também receberam serviços de manutenção, melhorias e revitalização, além da criação de novos espaços para a promoção da atividade física.
Em maio, a Prefeitura de Paraty entregou à população a primeira etapa do novo Centro Esportivo Parque da Mangueira, onde funciona também a nova sede da Secretaria de Esporte e Lazer. O local oferece campo de futebol, quadra poliesportiva, vestiários, quadra de vôlei e pista de skate. As obras estavam paradas desde 2015. A próxima etapa está prevista para ser entregue no dia 10 de julho.

Já o projeto do Centro Esportivo Ilha das Cobras está em fase de captação de recursos. O local irá oferecer quadras de vôlei e futevôlei, campo sintético, pista de atletismo, parque para recreação infantil, além de praça e academia ao ar livre.

Em andamento está o serviço de reforma e cobertura da Quadra Barra Grande. Posteriormente o serviço também será feito na quadra da Chácara, com praça e academia ao ar livre.

Outra grande obra é a construção do Ginásio Poliesportivo do Condado, que contará com quadra poliesportiva, praça e academia ao ar livre. O local será utilizado para grandes eventos e também servirá de suporte para a população em situações atípicas, como aquelas causadas pelas chuvas.

Mas o projeto mais aguardado é a do Estádio Municipal Mário Antônio Pompeu Nardelli. O projeto está em fase final e irá impactar o município. O local passará por serviços de cobertura de arquibancada, construção de um novo vestiário, instalações de pista de atletismo e de área multiuso e estacionamento.  As obras estão para iniciar ainda este ano.

Parcerias e apoios

A Prefeitura de Paraty mantém parcerias com instituições esportivas de alto rendimento, que oferecem importantes oportunidades para as crianças e jovens. São os casos da Associação Cultural de Capoeira Gato Pardo, Projeto Paraty Tênis, Projeto Social Trabalhando Pra Germinar (PROTGER), com aulas de jiu-jitsu e o Instituto Náutico Paraty (INP), com aulas de vela.

Em diversas oportunidades, os atletas participam de torneios em outros estados, onde são destaques nas competições. Muitas vezes, a prefeitura disponibiliza o transporte. Até o início deste mês, foram atendidas aproximadamente 2 mil pessoas.

Alguns atletas profissionais recebem o apoio da prefeitura, são eles: Luara Machado no ciclismo, Itamar na canoa havaiana, Lidiane na canoagem, Silas e Juliano Araújo na corrida, e Mônica na natação.

Paraty ainda apoia as associações ACORPAR, Liga da Justiça BJJRio Edgar Moura, Boxe Paraty, PSA Futebol Clube, Sociedade Esportiva de Paraty, Vôlei Paraty, Futsal Paraty e Basquete Paraty.

Eventos

No próximo dia 17 começa o Campeonato Paratiense, com a participação das categorias sub 11, sub 13 e sub 15 masculino, assim como open feminino para atletas acima de 15 anos. As competições acontecem no Estádio Municipal, o Campão.  Em 2022 participaram 20 times. Para este ano já são 45 equipes inscritas.

O Sub 11 e 13 serão realizados aos sábados e os sub 15 masculino e open feminino as terças e quintas-feiras, às 18h. A competição envolve diversos núcleos da prefeitura e os núcleos parceiros.

– Além da prática esportiva, o Campeonato Paratiense é um incentivo muito grande na disciplina das crianças e adolescentes. Essa oportunidade é um incentivo para que esses atletas participem de outras competições e possam até se profissionalizar. É uma forma de dar uma perspectiva de vida e promover saúde – explicou Fabrício de Oliveira.

Outros eventos que se destacam no calendário de Paraty são o Festival de Verão, Ciclismo Rio Sul, Corrida do Corisco, Fest Juá, Circuito de Canoa – Tarituba, Festival Paratiense de Futsal Sub 9, Projeto M de Mulher.

A prefeitura também apoiou a realização do Projeto Botinho, 14ª Regata Paraty INP, Toca Raul, UB515, Circuito Cervejeiro, II Etapa Do Circuito De Xadrez Rápido Do Cxpar, 1º Torneio Municipal de Tênis Paraty, 29ª Copa Rio Sul De Futsal Masculino e Feminino, Mega Gincana do Divino, Meia Maratona de Paraty, Copa Barra Grande, Copa Praia Grande e Corrida de Montanha Etapa Sul Fluminense.

Além de promover saúde, os eventos também praticam a solidariedade, através da ação É Hora de Doação, onde foram arrecadados calçados usados para prática esportiva, 150 kg de alimentos através da Corrida de MTB Corisco, 53 kg de alimentos na Corrida Circuito Cervejeiro e 150 kg de alimento Corrida Meia Maratona.

– Paraty merece mais, é uma cidade linda! Esporte, turismo e cultura precisam andar juntas.  Isso fomenta a cidade em todos os aspectos e só vem a somar – celebrou o secretário de Esportes e Lazer.

 

Deixe um Comentário