Papagaio é resgatado de cativeiro em Rio Claro

0

RIO CLARO

Ontem, dia 5, um papagaio foi resgatado de cativeiro em Rio Claro, após policiais terem recebido denúncia encaminhada pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia, sobre suposta guarda ilegal de animais.

Os policiais da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental, em posse das informações, se dirigiram à residência denunciada, no bairro Estação, onde durante fiscalização no imóvel, encontrou quatro gaiolas contendo pássaros da fauna silvestres brasileira. Todos os animais possuíam anilhas de identificação e documentação legal, porém, foi observado um viveiro contendo em seu interior, um papagaio verdadeiro (amazona aestiva) sem a respectiva anilha.

Os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga questionaram o responsável e o mesmo apresentou uma nota fiscal de venda do ano de 2012 emitida por um criadouro cadastrado no IBAMA, mas afirmou que o animal já foi adquirido sem a anilha de identificação.

Diante dos fatos, os agentes recolheram o viveiro e o papagaio e procederam à 168ª Delegacia de Polícia (DP), onde a ocorrência foi registrada.

Vale frisar que a ave foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento, será devolvido ao habitat natural.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

Deixe um Comentário