Paciente morre e família reclama de descaso e demora no atendimento na UPA de Barra Mansa

0

BARRA MANSA
A família de José Ribeiro da Silva, de 69 anos, procurou o A VOZ DA CIDADE para reclamar do descaso no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro e demora na transferência dele para a Santa Casa, na última sexta-feira, dia 18. Segundo parentes, ele morreu no mesmo dia; cerca de nove horas após esperar pela vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital.

A nora de José Ribeiro, Márcia Fugie Aono, contou que o sogro foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para a UPA depois de sentir fortes dores no peito. Lá, foi atendido e teve que esperar por uma transferência para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa; o que levou cerca de nove horas. “O que nós questionamos foi o fato de não haver uma comunicação. Se minha sogra não perguntasse, nós não saberíamos que ele seria transferido para a Santa Casa. Talvez se tivessem falado a situação dele poderíamos ter tentado a internação em um hospital particular, não sei. É atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), entendo que não há vagas para internação na Santa Casa, mas se tivessem falado, podíamos ter tentado um cateterismo em outra unidade de saúde”, lamentou Márcia.

A mulher disse ainda, que logo após dar entrada na Santa Casa, José Ribeiro morreu. O laudo da necropsia apontou que a causa da morte foi infarto.

UPA DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em nota de esclarecimento enviada ao A VOZ DA CIDADE, a prefeitura esclareceu disse que todos os procedimentos médicos, como exames e ações foram executadas no atendimento ao paciente José Ribeiro da Silva na UPA. De acordo com o hospital, ele deu entrada na unidade às 8h27min da última sexta-feira, apresentando dores abdominais e vômito. O primeiro atendimento aconteceu às 8h30min, dando início a uma série de métodos previstos no protocolo médico aplicável ao caso. Ainda de acordo com a UPA, o paciente foi estabilizado às 13h30min, quando foi solicitada uma vaga na UTI da Santa Casa, mas que naquele momento não havia. Entre os procedimentos adotados foi solicitado o cateterismo, mas que não foi realizado.
Segundo a direção do hospital, a vaga só foi obtida às 17h40min, quando o paciente foi então transferido para a Santa Casa. Durante esse tempo, conforme informou a coordenação da UPA, o homem foi mantido sob cuidados médicos na Sala Vermelha da unidade.

 

Deixe um Comentário