Mais de 20 estados brasileiros registram queda de energia durante manhã de terça-feira

0

PAIS/RIO DE JANEIRO

Mais de 20 estados brasileiros, inclusive o Rio de Janeiro, ficaram sem luz durante a manhã de terça-feira, dia 15. O apagão inesperado causou transtornos em várias cidades do país. Sobre o assunto o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que uma ocorrência às 8h31min no Sistema Interligado Nacional (SIN) – sistema hidrotérmico de grande porte para produção e transmissão de energia elétrica – provocou a separação elétrica das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Com a abertura das interligações entre essas regiões, houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. O motivo do acontecimento ainda está sendo investigado.

Em nota o ONS informou ainda que, até às 12h25min já haviam sido recompostos 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, 13.500 MW de carga. Ainda durante a manhã já havia sido concluída também a recomposição nas regiões Sul e Sudeste, além de todas as capitais do Nordeste. “A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência. O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, disse a nota.

O jornal A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a Light e com a Enel. Em nota a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, informou que a energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada às 8h48min no Rio de Janeiro; em São Paulo às 9h20min e no Ceará, por volta de 14 horas a situação ainda estava sendo restabelecida de forma gradual de acordo com a autorização do ONS.

“Esse procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) – acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional para proteger o sistema elétrico de danos maiores”, disse a nota enviada pela concessionária.

Já Light informou a energia foi totalmente restabelecida nas regiões impactadas pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema. “ A ocorrência atingiu trechos de bairros das Zonas Norte e Oeste, no Rio de Janeiro, e pontos da Baixada Fluminense. A energia foi sendo restabelecida gradativamente, após autorização do ONS, e teve duração de cerca uma hora (8h30 às 9h34) ”, relata a nota que confirma o procedimento de corte de cargas para proteger o sistema elétrico.

Deixe um Comentário