Ônibus Lilás realizará atendimentos às mulheres nesta sexta-feira, em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

O município de Barra Mansa receberá nesta sexta-feira, dia 1º, o Ônibus Lilás, que vem com o intuito de levar informações sobre prevenção à violência contra a mulher e que também presta atendimento às vítimas. O coletivo contará com diversas palestras e orientações, isenção de taxa para retirada de segunda via de documentos e atendimentos em grupos e individuais.  O projeto, que é realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, estará de 10 às 15 horas na Praça da Igreja Matriz, Centro.

Alguns dos serviços oferecidos serão: a isenção para 2ª via de certidão de nascimento, casamento ou óbito; isenção para averbação em certidões; declaração de hipossuficiência; isenção para celebração de casamento; isenção para união estável; busca para certidões de outros estados; e isenção para 2º via de identidade.

De acordo com o secretário em exercício da Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, Leomar Gomes, diversas secretarias e instituições do município apoiam a iniciativa. “As Secretarias de Saúde e Ordem Pública vão nos auxiliar nessa atividade com orientações sobre o câncer de mama e colo de útero e a Patrulha de Mulher, explicando acerca dos serviços de proteção a mulher no município”, disse, contanto que a 4ª seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a defensoria pública também vão estar presentes representando uma de suas frentes, que é a proteção da mulher.

Leomar ainda contou que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), já realiza um trabalho de excelência com um fluxograma de atendimento às mulheres vítimas de agressão. “Essa iniciativa vem permitindo a ampliação das ações de combate às agressões as mulheres”, concluiu.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para a 2º via de certidão de nascimento, casamento ou óbito, o pedido só pode ser feito pelo próprio requerente ou seu representante legal. São necessários os seguintes documentos: cópia ou dados da referida certidão (cartório, nº de livro, folha e termo); comprovante de residência em nome do requerente; no caso de 2ª via de certidão de óbito, é necessário comprovar o grau de parentesco com o falecido;

Já para a retirada da isenção de celebração os documentos necessários são: documentos originais dos noivos, em perfeito estado de conservação; certidão de nascimento ou casamento (averbada); carteira de identidade; CPF; CTPS; e comprovantes de residência em nomes dos requerentes.

Deixe um Comentário