Oficinas e encontro de artes cênicas encerram o Tomada Urbana Ato X

0

Barra Mansa

Para encerrar as atividades do Tomada Urbana Ato X – festival de arte de rua realizado anualmente pelo Sala Preta, domingo será realizado o Encontro Tecendo Redes com os grupos e artistas que compõe a Rede Maré. O festival ocupa as ruas de Barra Mansa há quase 15 dias.

O encontro será realizado na Sala de Espetáculos Tulhas, no Parque da Cidade, durante todo dia. Pela manhã, às 10 horas acontece a oficina de Comunicação Criativa com Luísa Ritter, integrante do Coletivo Sala Preta e responsável pela comunicação do grupo. Segundo Luísa, a oficina prática é voltada para comunicação e divulgação de projetos, marcas e processos artísticos. “O encontro propõe uma apresentação de ferramentas que auxiliam o dia a dia de coletivos e agentes culturais que visam a divulgação do seu trabalho. Falaremos de práticas e conceitos para uma boa estratégia de comunicação, efetiva e criativa”, explicou.

Já às 14 horas, será a vez da oficina de Colagem Manual com a artista Beatriz Silva da Epigrafart. Segundo Beatriz, a oficina, além de apresentar as possibilidades da arte da colagem, também dissemina algumas técnicas de criação empíricas, valorizando, principalmente, o processo de construção da imagem por meio dos sentidos e do autoconhecimento. Em seguida, às 16 horas, será realizado o Encontro Tecendo Redes com os grupos e artistas da rede Maré.

Segundo Bianco Marques, o Movimento Arte ao Redor (Rede MARÉ) é uma rede colaborativa das artes cênicas que surgiu a partir do encontro de 17 grupos de teatro das regiões do Médio Paraíba, Centro-Sul Fluminense e Costa Verde do Rio de Janeiro, em um projeto do Sesc Paraty: o Cena ao Redor. O primeiro objetivo dessa rede independente é realizar um mapeamento dos artistas, coletivos e também dos espaços de artes cênicas nessas regiões e assim conhecer o que é feito ao nosso redor. Criar indicadores, propiciar trocas, levantar nossas potencialidades e também necessidades.

No encontro estarão presentes representantes de grupos de diversas cidades. “Se você é artista, faz parte de um coletivo ou representa um espaço cultural das artes cênicas em uma dessas regiões, te convidamos a participar do encontro e se somar nesse movimento de fortalecimento da rede!”, convida Bianco.

Para informações e inscrições nas oficinas, basta entrar em contato pelo [email protected] ou pelo whatsApp (24) 998435247. As atividades fazem parte do programa de Ocupação do Tulhas do Café, no parque da cidade, em Barra Mansa.

 

 

Deixe um Comentário